Arquivo
Governo anuncia linha de crédito de 400 milhões para setores mais afectados
Para preservar a capacidade produtiva das empresas mais impactadas pelo conflito na Ucrânia, o Governo anunciou a Linha «Apoio à Produção» com uma dotação global de 400 milhões de euros e cobertura de 70% do crédito, num prazo de até 8 anos, com 12 meses de carência de capital. Disponível a partir de 17 de Março.
CAP propõe ao Governo que crie um Plano Estratégico de Resiliência Alimentar
Para salvaguardar a produção nacional, Governo deve reconhecer a dimensão e amplitude da crise na produção agroalimentar e criar um Plano Estratégico de Resiliência Alimentar, em articulação com a Comissão Europeia, que considere as mais de 30 medidas concretas apresentadas pela CAP a 24 de Fevereiro.
WEBINAR: Podem o Pacto Ecológico e o PEPAC ignorar a biotecnologia?
No dia 25 de Março, pelas 10 horas, tem início o Webinar promovido pela CAP e pelo CIB dedicado à biotecnologia e como pode ajudar a alimentar o mundo que, para além dos desafios conhecidos, enfrenta agora uma guerra na Ucrânia. Inscrições obrigatórias.
Governo reconhece catástrofes de 2021
Publicado a 8 de Março, o Despacho nº 2913/2022, reconhece como «catástrofe natural», «acontecimento catastrófico» e «fenómeno climático adverso» um conjunto de incêndios e intempéries ocorridos em 2021 e aciona a aplicação do apoio 6.2.2 «Restabelecimento do potencial produtivo» do PDR2020.
Para combater os efeitos da seca, a intervenção do Primeiro-ministro é determinante
Cenário de catástrofe no curto prazo e necessidade de coordenação política interministerial para implementação imediata de medidas de apoio ao setor motivam pedido da CAP para reunião urgente com o Primeiro-ministro
Vinhos Portugueses Premiados em Moscovo
Com cerca de uma centena de distinções, os vinhos portugueses foram, uma vez mais um sucesso no Concurso de Vinhos da Prodexpo Moscovo, prova da grande aceitação que os vinhos de Portugal recolhem no mercado da Federação Russa. Foram 15 as empresas portuguesas premiadas, entre as quais, Adega de Ponte da Barca, Cooperativa de Pegões, Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Casa Ermelinda Freitas, Casa Santos Lima, Caves de Santa Marta, Manzwine e Quinta de S. Sebastião, presentes no stand coletivo da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Estas empresas trazem da Rússia para Portugal 2 Grandes Prémios, 6 Estrelas, 57 Medalhas de Ouro, 29 de Prata e 3 Diplomas.