Concurso Jovens Agricultores

A Confederação dos Agricultores de Portugal com o patrocínio da Bayer e Consulai, organizam pela 7ª vez os prémios para os melhores Jovens Agricultores de Portugal.

A iniciativa pretende dar a conhecer ao público em geral o trabalho dos agricultores mais jovens nas zonas rurais e conta com o patrocínio da Bayer e da Consulai.

Para os organizadores, “o papel dos Jovens agricultores é fundamental para evitar o abandono e desenvolver as zonas rurais. De acordo com as estatísticas europeias, os jovens agricultores repre­sentam apenas 10% dos Agricultores na Europa e, no caso específico de Portugal, eles constituem apenas 3% do total dos agricultores”. 

O melhor projeto resultante deste processo de anual seleção representa Portugal em Bruxelas e concorre ao Prémio de Melhor Jovem Agricultor da Europa.


REGULAMENTO


CONCURSO NACIONAL DE JOVENS AGRICULTORES 2019

A Confederação dos Agricultores de Portugal com o patrocínio da BAYER CROP SCIENCE e da CONSULAI, organiza o Concurso Nacional de Jovens Agricultores. O papel dos Jovens agricultores é fundamental para evitar o abandono e desenvolver as zonas rurais. No entanto, de acordo com as estatísticas europeias, os jovens agricultores representam apenas 10% dos Agricultores na Europa, no caso específico de Portugal, eles representam apenas 3% do total dos Agricultores.

A atribuição dos Prémios do Concurso Nacional de Jovens Agricultores rege-se pelo presente regulamento.


OBJETIVOS

Os objetivos principais do Concurso Nacional de Jovens Agricultores são:

Reconhecer e dar visibilidade aos projetos promovidos por Jovens Agricultores em Portugal, dando notoriedade à importância que representam para a dinamização das zonas rurais e dando maior visibilidade a estes projetos junto do público em geral.

Promover a partilha de boas práticas associadas a projetos de investimento

Envolver todas as entidades públicas e privadas para a promoção da importância dos Jovens Agricultores e para a divulgação dos melhores exemplos a nível nacional

Divulgar o melhor projeto nacional num evento, a realizar em Bruxelas, e no qual se distinguem os melhores projetos a nível europeu


CANDIDATURAS

Cada candidato só pode apresentar uma candidatura

O período de candidaturas será divulgado no site www.concursonacionaljovemagricultor.com

As candidaturas serão entregues exclusivamente em formato digital, através do envio do formulário de inscrição, devidamente preenchido. O link para os formulários encontra-se no site www.concursonacionaljovemagricultor.com

A submissão da candidatura está isenta de custos


REGULAMENTO CONCURSO NACIONAL DE JOVENS AGRICULTORES 2019

A organização pode solicitar informação adicional na fase de avaliação das candidaturas, bem como promover reuniões ou visitas ao terreno

CRITÉRIOS DE ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS

Os critérios de atribuição dos Prémios do Concurso Nacional de Jovens Agricultores são os seguintes:

ASSOCIATIVISMO E ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO

Serão valorizados os produtores que integrem associações de agricultores e que integrem estruturas de comercialização sólidas

EMPREGO

Serão valorizados os projetos que criem mais emprego e emprego mais qualificado

TECNOLOGIA

Serão valorizados os projetos que envolvam a utilização de tecnologias de agricultura de

precisão e que promovam o uso eficiente da água e da energia

PRÁTICAS AGRÍCOLAS SUSTENTÁVEIS E INOVAÇÃO

Serão valorizados os projetos de envolvam medidas de sustentabilidade, de promoção da biodiversidade e participem em projetos de inovação.


AVALIAÇÃO DAS CANDIDATURAS E DECISÃO

A avaliação das candidaturas será feita por um júri constituído pelos serviços técnicos da CAP, pela BAYER, pela CONSULAI e pelo conselho Nacional de Jovens Agricultores da CAP.

A decisão é apresentada no seminário dos Jovens Agricultores em junho em Santarém, durante a Feira

Nacional da Agricultura.


PRÉMIO

O vencedor do melhor projeto no Concurso Nacional de Jovens Agricultores vai ser apresentado no parlamento Europeu e irá concorrer ao prémio de melhor jovem agricultor da Europa, no Congresso Europeu de Jovens Agricultores que se vai realizar em Bruxelas. O premiado vai ter oportunidade de se deslocar a Bruxelas, apresentar o seu projeto e participar neste evento ao nível Europeu.

Podem ser atribuídas Menções Honrosas.

Os vencedores dos prémios irão beneficiar da comunicação e publicidade do Prémio.


CONFIDENCIALIDADE

Todos os dados recolhidos no processo de submissão e análise de candidatura serão mantidos sob acordo de confidencialidade por parte das entidades organizadoras, sendo utilizados exclusivamente para este efeito.