O Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo (InovMilho) realiza no próximo dia 2 de setembro, a partir das 08h45, mais uma edição do seu tradicional Dia de Campo, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche.
Este evento, já consolidado como uma referência no setor agrícola nacional, promove a aproximação entre produtores, comunidade científica e indústria agroalimentar, partilhando conhecimento e soluções inovadoras para a produtividade e sustentabilidade do milho em Portugal.
A edição deste ano inclui a assinatura de um protocolo de colaboração institucional e técnica entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), a Associação Portuguesa de Matilhas de Caça Maior (APMCM), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), o Instituto Nacional de Investigação e Veterinária (INIAV) e a Universidade de Aveiro.
O objetivo é, entre outros, criar condições para a realização de ensaios experimentais que permitam avaliar a eficácia de diferentes mecanismos de exclusão e dissuasão do javali, espécie responsável por crescentes prejuízos à produção de milho em Portugal. Entre as soluções a testar encontram-se:
- redes ovelheiras;
- instalação de rede em L;
- rede eletrificada perimetral;
- proteções individuais;
- dispositivos sonoros, luminosos e refletores, isoladamente ou em conjunto.
Jorge Neves, presidente da ANPROMIS, recorda que “no ano passado foi feito um levantamento dos prejuízos causados pelos javalis nas searas de milho e o valor ascendeu aos 9 milhões de euros”.
INSCRIÇÕES
A participação no Dia de Campo do InovMilho é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até ao dia 28 de agosto em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpT1hKnVx6IMfpaIpj8fMbwmzL_BmT1Dzg5Bpxy0C1a9BOaQ/viewform