A iniciativa permitirá dar um novo impulso à Aprendizagem ao Longo da Vida, de forma a capacitar as pessoas e as empresas para contribuírem para as transições ecológica e digital, apoiando a inovação e a competitividade.

Ursula von der Leyen considera expectável que surjam muitas oportunidades e iniciativas que visem um maior investimento na educação/formação, na requalificação e no aumento das competências digitais para todos os cidadãos, continuando o esforço para atingir os objetivos definidos na Década Digital: 80% dos europeus com competências digitais básicas e 20 milhões especialistas em TIC até 2030.

Entre os objetivos do investimento nas competências destaca-se a promoção da competitividade, da participação e do talento, sendo fundamental que os Estados-membros possam dispor de recursos humanos com as competências ajustadas à procura do mercado, fator que contribui para o crescimento sustentável, conduz a mais inovação e melhora a competitividade das empresas.

O Ano Europeu das Competências pretende ajudar as empresas, em especial as pequenas e médias empresas, a fazer face à escassez de competências na União Europeia. Neste contexto vai promover uma mentalidade de requalificação e melhoria das mesmas, ajudando as pessoas a adquirir as competências adequadas para empregos de qualidade, sendo que os trabalhadores qualificados beneficiarão de melhores oportunidades de emprego e participarão plenamente na sociedade, fatores fundamentais para assegurar que a recuperação económica e as transições ecológica e digital sejam socialmente justas e equitativas.


Mais informação em: 

https://www.poch.portugal2020.pt/pt-pt/Noticias/Paginas/noticia.aspx?nid=1127

https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/ip_22_6086