Desde o ano 2000, temos assistido às maiores secas dos últimos 100 anos. Segundo dados apurados pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), os anos mais quentes registados desde 1931 ocorreram, igualmente, desde o ano 2000.

Os especialistas afirmam que mais grave do que a diminuição da precipitação média anual é o aumento da recorrência de fenómenos meteorológicos extremos, como as secas ou as cheias.

É por isso crucial resolver a questão da distribuição e de armazenamento de água em Portugal, quer por alturas do ano, quer geograficamente. O país, apesar de não ter falta de água, apenas armazena 20% da água que chega ao território.

Este Webinar junta os convidados Tânia Cota, da Divisão do Clima e Alterações Climáticas do IPMA; José Pedro Salema, administrador da EDIA; Jorge Froes, da Associação +TEJO, promotora do Projeto Tejo; e José Núncio, presidente da Fenareg e dos Irrigants d’Europe.

PROGRAMA

15:00 Abertura - eurodeputado Álvaro Amaro

15:05 Alterações Climáticas – Que impactos para a Agricultura Portuguesa por Eng. Tânia de Moura Cota, Técnica Superior na Divisão do Clima e Alterações Climáticas do IPMA

15:20 Regadio 20|30 – Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década, por Eng. José Pedro Salema, administrador da EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva

15:35 Projeto Tejo e a ligação Douro - Tejo - Guadiana – Algarve, por

Eng. Jorge Avelar Froes, ASSOCIAÇÃO +TEJO, promotora do Projeto Tejo

15:50 As associações de regantes em Portugal e o regadio europeu, por Eng. José Núncio, presidente da Fenareg e dos Irrigants d’Europe

16:05 Perguntas e Respostas

16:25 Encerramento: eurodeputado Álvaro Amaro

O Webinar irá decorrer em direto na página de facebook do eurodeputado Álvaro Amaro e não necessita de inscrição prévia. 

Link para o evento: 

https://www.facebook.com/events/269256535366317


Fonte: Gabinete Álvaro Amaro no Parlamento Europeu