A Fundação Calouste Gulbenkian vai lançar uma nova linha de apoio destinada a projetos de demonstração de boas práticas de gestão integrada da água e do solo na agricultura.
O concurso, que abrirá na segunda quinzena de julho vai apoiar projetos que promovam a partilha de conhecimento entre agricultores e incentivem a adoção de técnicas e tecnologias inovadoras para uma gestão mais sustentável da água de rega e do solo.
Serão financiados, com montantes entre 70.000 e 100.000 euros, projetos apresentados por parcerias de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, desde que lideradas por uma organização sem fins lucrativos. Os resultados do concurso serão anunciados em novembro de 2025.
A iniciativa insere-se no projeto da Fundação para promover uma utilização mais eficiente deste recurso junto de toda a cadeia de valor do setor agroalimentar. Na sequência das conclusões do estudo “O Uso da Água em Portugal”, desenvolvido pelo C-Lab entre 2019 e 2020, a Fundação criou o projeto Gulbenkian Água, com três áreas de atuação prioritárias:
1-Acelerar a transformação do setor agroalimentar financiando iniciativas de demonstração de boas práticas e do conjunto alargado de vantagens resultantes de uma gestão mais eficiente da água.
2-Comunicar o tema do valor da água na alimentação e no setor agroalimentar, contribuindo para um debate alargado sobre a criticidade deste recurso para a sustentabilidade do setor, do sistema alimentar e do País. A sensibilização para uma cultura de consciência e respeito no uso da água tem de chegar até ao cidadão comum.
3-Envolver continuamente diversos stakeholders, atuando como entidade agregadora e criando oportunidades de partilha e discussão conjunta.
Entre 2021 e 2024, no âmbito da demonstração de boas práticas na gestão eficiente da água de rega foram apoiados os projetos: AquaCer, H2OpitDemo, VinAzReg, G.O.T.A, H2Oliva, H2OEfficient.
O Concurso que agora se abre, representa a 4ª fase do projeto Gulbenkian Água e destina-se a apoiar projetos de boas práticas de gestão integrada do uso da água e do solo na agricultura em 2025-2026. Os resultados do concurso serão anunciados em novembro de 2025.
Mais informações: Gulbenkian Água – Fundação Calouste Gulbenkian
Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian