De acordo com o boletim intercalar do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na primeira quinzena de abril, Portugal continental aumentou para quase 80% a área do país em seca meteorológica.

As temperaturas acima do normal que se sentiram desde o início do mês associadas a uma precipitação muito abaixo do normal em todo o território, provocou uma diminuição significativa da percentagem de água no solo, tendo as regiões Nordeste, o Vale do Tejo e o Baixo Alentejo registado valores inferiores a 20% de água no solo em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas.

A avaliação feita pelo IPMA, até 15 de abril, conclui que 78,2% do continente se encontra em situação de seca meteorológica:

- 28,3% seca fraca,

- 21,2% seca moderada,

- 18,6% seca severa

- 10,1% seca extrema.

No final de fevereiro, a seca meteorológica atingiu 28% do território, e 48% no fim de março.  Nos primeiros quinze dias de abril já atinge quase 80% do território, estendendo-se até à região Centro e ao interior Norte. Na região Sul agravou-se a intensidade, predominando as classes de seca severa a extrema.

Fonte: IPMA