De acordo com informação da Direção Geral da Alimentação e Veterinária, no dia 26/05/2022, as autoridades da Alemanha notificaram um foco de peste suína africana em suínos, através do Sistema de notificação de doenças animais da UE (ADIS), numa exploração localizada perto de Forchheim, no distrito de Emmendingen, junto da fronteira com a França.

De acordo com as autoridades veterinárias da Alemanha morreram 16 animais, num total de 35 suínos, e as autoridades apontaram o comportamento humano como causa mais provável da infeção.

Já foram criadas as zonas de restrição (zona de proteção e vigilância) em redor do foco e implementadas as seguintes medidas de emergência: abate dos animais, destruição dos produtos, eliminação dos cadáveres e restrições à movimentação de suínos, produtos e subprodutos nas zonas de restrição, bem como vigilância nas explorações suinícolas das zonas de restrição.

Face ao novo agravamento da situação epidemiológica da PSA em suínos domésticos na UE, a DGAV solicita o reforço das medidas preventivas mencionadas na nota informativa n.º 1/2022 (de 14 de Janeiro) de forma a evitar a introdução do vírus da PSA em território nacional.

Como é do conhecimento geral, é obrigatória a notificação de qualquer suspeita ou ocorrência de PSA em suínos e javalis.

Apela-se também ao uso da aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens (ANIMAS) para a notificação de javalis encontrados mortos em espaços naturais, que se encontra acessível em https://animas.icnf.pt .

A informação sobre o ANIMAS está disponível no portal da DGAV: https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-selvagens/notificacao-de-animais-mortos/ e no vídeo promocional ANIMAS - Plataforma - YouTube.

Informação adicional sobre a PSA pode ser consultada no Portal da DGAV: https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-de-producao/suinos/saude-animal/doencas-dos-suinos/peste-suina-africana/

Fonte: DGAV