A previsão do tempo para hoje anuncia a continuação de tempo quente, com céu pouco nublado e poeiras em suspensão, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial no interior. As temperaturas mínimas vão variar entre os 16º (graus Celsius) em Leiria e Viana do Castelo, e os 29º (Portalegre), e as máximas entre os 27º (Viana do Castelo) e os 44º (Beja).

Uma breve consulta ao site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera mostra que praticamente todo o território continental está em perigo de incêndio rural (PIR) elevado, muito elevado ou máximo.

Nas condicionantes que determinam o risco máximo estão todos os concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu e Castelo Branco e a maioria dos de Vila Real e Faro. No mesmo nível de ameaça estão também dezenas de outros municípios dos distritos de Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, além do concelho de Almodôvar, em Beja.

De acordo com o IPMA, apenas Esposende tem risco reduzido, enquanto a classificação de risco moderado abrange apenas a Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Maia, Matosinhos, Porto e Vila nova de Gaia (distrito do Porto), Espinho, Ovar, Estarreja, Murtosa, Aveiro, Ílhavo e Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro), Montemor-o-Velho (distrito de Coimbra), Nazaré e Peniche (distrito de Leiria), e Lourinhã no distrito de Lisboa.

O Governo renovou a situação de alerta no território do continente até amanhã, 13 de agosto, justificada pela continuação de temperaturas elevadas e pela necessidade de manter as proibições que podem diminuir as ignições.


Fonte: Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), 12/08/2025