O Recenseamento Agrícola é um importante instrumento para a caracterização da agricultura do país, das estruturas e sistemas de produção, da população rural e dos modos de produção agrícola.

O Recenseamento Agrícola é uma obrigação de todos os Estados-membros que, operando dentro do mesmo enquadramento conceptual e metodológico, permite obter resultados comparáveis, relevantes para a definição e monitorização da Politica Agrícola Comum.

O Recenseamento Agrícola abrange todo o território nacional e, no âmbito da recolha de dados para o RA 2019, estão a ser realizadas entrevistas presenciais por entrevistador credenciado, que contactará cada agricultor para agendar e/ou realizar a entrevista. 

O último Recenseamento Agrícola reporta ao ano de 2009 e dele destacam-se alguns dados relevantes como o apuramento de 305 mil explorações com uma área total que representava 51% da superfície geográfica do país; uma população agrícola familiar correspondente a 793 mil pessoas; e o olival e a vinha a representarem quase 3/4 das culturas permanentes.

Para mais informações consulte : www.ine.pt

Fonte: Instituto Nacional de Estatística