O Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON) elevou para o nível máximo (IV) o estado de prontidão especial do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. O nível IV representa o nível máximo de prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro).
A região norte e centro do país têm sido as mais fustigadas e que maiores preocupações têm suscitado às autoridades e populações do Alto Minho, Cávado, Alto Tâmega e Barroso, Douro, Beiras e Serra da Estrela.
Desde 2018 que Portugal utiliza o envio de mensagens SMS (Short Message Service) para avisos aos cidadãos que se encontrem em áreas geográficas suscetíveis de iminência ou ocorrência de um acidente grave ou catástrofe de modo a fornecer informação relacionada com o evento em causa e sobre as medidas de autoproteção a adotar.
O recurso a este sistema de aviso está previsto no Decreto-Lei nº 2/2019, de 11 de janeiro, o qual instituiu o Sistema Nacional de Monitorização e Comunicação de Risco, de Alerta Especial e de Aviso à População.
A mensagem de aviso é emitida com o remetente AvisoPROCIV e inclui a referência a um número de atendimento da ANEPC (800 246 246), através do qual os cidadãos poderão esclarecer as suas dúvidas, caso necessitem.
O SMS não tem quaisquer custos para o utilizador e não requer qualquer adesão por parte do mesmo. Mais informação aqui.
Fonte: Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)