Em resultado dos trabalhos de prospeção desenvolvidos em 2021, de acordo com o Plano Nacional para o controlo da doença, verificou -se a necessidade de atualização das referidas listas. Assim, impõe-se proceder à publicação de novo Despacho (revogando o Despacho nº 7583/2022).

O Despacho nº 10348/2022 aprova a listagem das freguesias que constituem as Zonas de Intervenção Prioritárias (ZIP), que correspondem a áreas do território nacional constituídas pelas freguesias onde são detetadas cepas contaminadas com o fitoplasma de quarentena Flavescence dorée phytoplasma, e pelas respetivas freguesias limítrofes e não limítrofes que foram abrangidas pelo perímetro definido em informação obtida através do sistema de Informação da Vinha e do Vinho (SiVV) e que estão sujeitas a medidas fitossanitárias específicas (Anexo I)

Este diploma procede igualmente à publicação da listagem das freguesias onde se detetou a presença do inseto vetor Scaphoideus titanus Ball., bem como a respetiva classificação de risco de disseminação da doença (Anexo II).

Uma vez que prospeção oficial confirma a ausência de focos da doença durante 5 anos consecutivos, considera-se erradicada a ZIP situada na Região Centro.

O Despacho nº10348/2022, e respetivos anexos, incluem 14 páginas que podem ser consultadas no Diário da República nº163, 2ª série, Parte C, 24/08/2022.


Fonte: DGAV, Despacho nº 10348/2022