O evento reunirá cientistas, investigadores, técnicos de viticultura e empresas subsidiárias do sector vitícola que desenvolvem ou aplicam estratégias fitossanitárias de protecção integrada ou controlo biológico.

Explica a organização que “a protecção das plantas em viticultura é assunto de discussão, devido aos efeitos indesejáveis do uso de pesticidas na saúde humana e no meio ambiente. A UE lançou várias medidas para reduzir os impactos negativos de práticas de gestão intensivas e promover a transição para métodos de gestão fitossanitária mais ecológicos e sustentáveis. A Investigação, neste campo, está a produzir excelentes resultados, mas a sua implementação prática ainda é um desafio”.

O Douro será, por estes dias, o palco para a partilha dos principais resultados da investigação conduzida a nível nacional e internacional na área da protecção da vinha, com ênfase na maximização da protecção biológica por conservação, na utilização sustentável dos pesticidas e na avaliação de alternativas ao seu uso. Pretende-se, ainda, identificar áreas de investigação promissoras para o futuro do sector vitivinícola.

Nota: nos dias 6 e 7 de Novembro, a conferência terá lugar no Teatro de Vila Real e a 8 de Novembro no Quinta da Pacheca.

Mais informações e inscrições http://iobcwprsmeeting2019.admeus.pt/