A Direção Geral de Alimentação e Veterinária acaba de atualizar as informações relativas à doença da Língua Azul/febre catarral ovina através do Edital 90, o qual estende a área de vacinação prioritária contra o serotipo 8 a todo o país, devido à disseminação da infeção por este serotipo com focos confirmados em Nisa, Alcácer do Sal, Serpa, Moura, Vila Viçosa e Alcoutim e em regiões fronteiriças como a Galiza.
Em abril de 2025 foi alterada a abordagem relativa à vacinação contra os vários serotipos do vírus da Língua Azul, passando as vacinas a serem aconselhadas de acordo com o risco de circulação viral. A DGAV distribui gratuitamente a vacina contra os serotipos 1 e 4 e subvenciona a aquisição das vacinas, de forma prioritária as vacinas contra o serotipo 3 e contra o serotipo 8 apenas nos concelhos afetados.
Atualmente, são consideradas três áreas de incidência distintas:
- As regiões autónomas dos Açores e da Madeira constituem zonas livres de língua azul.
- A área geográfica afetada pelos serotipos 3 e 4 é constituída pelos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança.
- A área geográfica afetada pelos serotipos 3, 4 e 8 é constituída pelos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
SAIBA MAIS em www.dgav.pt