A CAP promove na FNA’25 um conjunto de conferências temáticas, de âmbito nacional e internacional, cujos programas e links para inscrição passamos a enunciar.
9 de Junho – Segunda-feira
Seminário: Bio Soluções no Setor Agroflorestal
09h30- 13h · Auditório
Inscrição: https://forms.office.com/e/W4iSbCLPcE
O setor agroflorestal enfrenta desafios crescentes relacionados com a sustentabilidade ambiental e económica, em que temas como a energia, a fertilização e a sanidade vegetal assumem uma grande relevância. Neste contexto, estas soluções emergem como ferramentas fundamentais para responder às exigências de eficiência, de transição e de sustentabilidade. Representam soluções inovadoras capazes de potenciar a produtividade agrícola e florestal, de minimizar o impacto ambiental, de reforçar a resiliência face às alterações climáticas e de permitir a valorização de um conjunto de subprodutos do setor em que, a par do contributo para a redução da dependência energética nacional, há um contributo para a descarbonização da economia e da própria atividade agrícola, numa lógica de verdadeira circularidade.
Conferência CAP/OCC: Gestão Sustentável das atividades Agrícola e Silvícola. As empresas e os contabilistas como parceiros estratégicos
14h30-18h00 · Auditório
Confederação e Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) organizam, pelo 15.º ano consecutivo em Santarém, a Conferência anual que junta as duas entidades e que este ano vai dedicar-se ao tema «Gestão sustentável das atividades agrícola e silvícola - As empresas e os contabilistas como parceiros estratégicos». As «Últimas alterações em IVA», os «Benefícios fiscais e medidas de simplificação fiscal» e «A sustentabilidade nas empresas agrícolas e florestais» são temas que irão ser abordados no evento.
11 de Junho – Quarta-feira
Conferência Internacional: O Futuro da Agricultura nos Países do Sul da Europa
10h – 13h15 · Sala Ribatejo
Inscrição: https://forms.office.com/e/SmwdaQmhXr
A CAP, em parceria com a FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal, organiza a Conferência internacional “A Agricultura nos Países do Sul da Europa”, um encontro de alto nível com os líderes agrícolas dos países do Sul da Europa para discutir o futuro da PAC. Será um momento decisivo para refletir sobre os desafios e prioridades da Política Agrícola Comum pós-2027, com destaque para a necessidade de um orçamento robusto, a gestão eficiente dos fundos comunitários e a manutenção dos dois pilares da PAC, fundamentais para o futuro da agricultura europeia. A Conferência abordará temas como a resiliência da agricultura de regadio face às alterações climáticas; as ferramentas políticas e tecnológicas ao dispor dos agricultores; as expectativas dos agricultores em relação à nova PAC; e o papel da agricultura e das florestas na sustentabilidade e coesão dos países do sul da Europa. Estão confirmadas as presenças de Pierre Bascou, diretor-geral adjunto da Direção-Geral da Agricultura da Comissão Europeia, José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, Álvaro Mendonça e Moura, presidente da CAP, José Núncio, presidente da FENAREG e dos Irrigants d’Europe; Paulo do Nascimento Cabral, eurodeputado, e ainda representantes das principais organizações agrícolas europeias de Portugal, Espanha, Itália, França, Grécia e Croácia.
Workshop: Agricultura Regenerativa
14h30-18h15 · Sala Ribatejo
Inscrição: https://forms.office.com/e/Hw4eaBfkp3
A agricultura regenerativa ganha novos adeptos todos os dias, com o aumento significativo do custo dos fatores de produção a conjugar-se com os efeitos das alterações climáticas. De facto, as práticas agrícolas que lhe estão associadas visam aumentar a rentabilidade das culturas, a resiliência das explorações e a competitividade da agricultura. Este Workshop vai permitir conhecer melhor esta nova opção e esclarecer os riscos e as dificuldades da sua adoção.
12 de Junho – Quinta-feira
Conferência: Ser Jovem Agricultor em Portugal. 12º Concurso Nacional – Entrega do prémio ao melhor jovem agricultor 2025
10h – 13h15 · Sala Scalabis
Inscrição: https://forms.office.com/e/DSCWuhaCHT
A Conferência vai reunir jovens agricultores, dirigentes associativos, académicos e decisores políticos para debater dois temas centrais para o futuro do setor: a liderança no setor agrícola e a agricultura regenerativa, refletindo sobre os desafios e oportunidades para as novas gerações na agricultura portuguesa. Os participantes terão a oportunidade de ouvir os testemunhos e perspetivas de diversos protagonistas do setor, incluindo agricultores, representantes de organizações agrícolas e especialistas em práticas sustentáveis, nomeadamente do eurodeputado Paulo Nascimento Cabral, que trará a perspetiva do Parlamento Europeu sobre o futuro da PAC, num momento decisivo para a definição das políticas europeias pós-2027. O evento anunciará o vencedor do prémio “Melhor Jovem Agricultor de 2025”, que representará Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores, a realizar-se no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Conferência: RISAgri: Medir a sustentabilidade para melhor decidir
15h – 17h15 · Sala Ribatejo
Inscrição: https://forms.office.com/e/XqSbTp6gwu
Em parceria com o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) a CAP organiza a Conferência: RISAgri: Medir a sustentabilidade para melhor decidir. A Rede de Informação de Sustentabilidade Agrícola (RISAgri) é uma iniciativa criada a nível da União Europeia, com uma metodologia harmonizada entre os 27 Estados-Membros, que visa recolher dados ao nível das explorações agrícolas. O objetivo é disponibilizar um instrumento robusto para avaliar a sustentabilidade do setor agrícola com base em microdados.
A RISAgri evolui a partir da atual Rede de Informação de Contabilidade Agrícola, que já recolhe dados económicos, alargando agora o seu âmbito às dimensões ambiental e social da sustentabilidade. Este novo sistema permitirá a cada Estado-Membro dispor de uma ferramenta essencial para fundamentar melhor as decisões políticas, potenciar a investigação científica e melhorar a comunicação do setor neste domínio. A RISAgri será o único sistema de microdados onde será possível cruzar e analisar em conjunto todas as vertentes da sustentabilidade. O encontro conta com três momentos principais: a apresentação da Comissão Europeia (DG AGRI) sobre o enquadramento europeu da Rede, a apresentação do GPP sobre o desenvolvimento da RISAgri em Portugal; e um painel de debate intitulado “Medir para decidir: A sustentabilidade nas explorações agrícolas”, com a participação de cinco convidados. Este painel pretende abordar as temáticas da digitalização (armazenamento e utilização de dados úteis) e da sustentabilidade, através de diferentes perspetivas. Os convidados para o painel contribuirão com experiências diversas que complementarão o conhecimento já existente.
Fonte: CAP, 21/05/2025