Sob a liderança da Confederação dos Agricultores de Portugal, perto de cem organizações regional e regionais e nacionais, representantes das mais diversas produções, têm somado a sua voz e manifestado o seu apoio às ações de protestos que a CAP vai promover em diversas regiões do país, começando amanhã em Mirandela, e seguindo para Castelo Branco na próxima segunda-feira, antes de chegar ao Oeste e ao Alentejo.

A gestão pública da pasta da agricultura tem a assinatura da incompetência” tem repetido o secretário-geral da CAP nos últimos dias. Luis Mira lembra as dificuldades desencadeadas pela guerra na Ucrânia e pela seca de meses, e como o Governo tem respondido aos agricultores com falsas promessas e crescente desconsideração. Tem havido menosprezo pela importância do sector na economia e na sociedade, pelo seu papel como produtor de alimentos e como guardião do território, pelo seu carácter resiliente e solidário para com todos os seus concidadãos.

O anúncio da extinção das Direções Regionais de Agricultura e da transferência de poderes e funções para as CCDR foi a gota que fez transbordar o copo. Como podem os agricultores acreditar que não existe uma intenção concreta de desacreditação do Ministério?

“Mas não tem que ser assim. Não pode ser assim! Por isso os agricultores vão dar visibilidade ao profundo descontentamento com a gestão da pasta da Agricultura e dos temas do Mundo Rural”.


LISTA DE ASSOCIAÇÕES QUE APOIAM E INTEGRAM A MANIFESTAÇÃO (continuação)

ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo

APK – Associação Portuguesa de kiwicultores

Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho

Associação de Apicultores do Parque natural de Douro Internacional

Associação de Apicultores do Nordeste

Cooperativa de Produtores de Mel da Terra Quente

Cooperativa de Viticultores e Olivicultores de Freixo de Numão

FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal

FNOP – Federação das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas