A falta de segurança e o elevado número de queixas de produtores agropecuários e florestais confrontados com furtos de vária ordem e destruição de património e infraestruturas são problemas transversais a todo o mundo rural. A melhoria desta realidade requer o envolvimento de todos, começando no lesado que deve formalizar queixa junto das forças da autoridade, até ao controlo fiscal e de transporte junto de recetadores igualmente cúmplices do crime.
A CAP tem procurado contribuir para a diminuição do problema, nomeadamente através de propostas de alteração da moldura penal destes ilícitos para que sejam considerados “crimes ambientais” e para que investimentos de segurança nas explorações possam ser considerados nas linhas de apoio financeiro ao dispor do setor.
De forma mais pragmática, e em atividade desde 2023, está o endereço electrónico: roubos@cap.pt. Através dele é possível um contacto direto com o comando da GNR que informa, de uma forma célere e centralizada, a região / local onde as ocorrências se verificam. Neste contacto por mail deve ter-se em consideração 5 informações relevantes:
O que foi furtado ou vandalizado
Data efetiva, ou aproximada, da ocorrência
Descrição do local da ocorrência: sítio, freguesia, concelho
Descrever situações suspeitas, caso existam
Descrição da forma como ocorreu o furto ou vandalismo
A participação das ocorrências junto da GNR é fundamental para que possam existir dados nacionais sobre a real situação que se vive no campo, e pode ser feita de forma presencial e/ou electrónica. Para simplificação do processo de denúncia, o Ministério da Administração Interna também disponibiliza a seguinte ligação online:
https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/Queixas/Roubo
Fonte: CAP