No dia 8 de Outubro realizou-se na sede da CAP, em Lisboa, a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Cultiva O Teu Futuro de 2018-2019 dedicado à Inovação em Apicultura.

A iniciativa que a Confederação promove, pelo oitavo ano consecutivo, junto dos estudantes do ensino superior e politécnico procura desafiar os estudantes do ensino superior a proporem projectos inovadores em temas relacionados com a atividade agrícola.

Tal como em anos anteriores, a etapa final colocou em competição os 14 finalistas que enfrentaram a última fase do concurso que consiste na defesa dos projectos, frente a um público constituído pelo júri, outras equipas concorrentes e demais convidados.

O 1º prémio foi entregue à equipa Commel, composta por estudantes do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), que apresentaram uma gama de temperos naturais criados à base de mel. Os vencedores receberam um prémio monetário de 5000 euros.

O 2º prémio distinguiu a equipa criadora do projeto zDrone Flourdo Instituto Politécnico de Viseu, que recebeu um prémio de 2500 euros. A ideia de negócio consiste numa farinha de proteína animal produzida a partir dos subprodutos da atividade apícola.