O representante da CAP em Bruxelas, Duarte Mira, marcou presença juntamente com as principais organizações agrícolas de toda a Europa, numa ação que contou com a presença de cerca de 50 eurodeputados, entre eles o português Paulo do Nascimento Cabral, membro do Grupo do Partido Popular Europeu (EPP).

Durante a ação, foi exigido às instituições europeias um orçamento justo e adequado para a agricultura no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) e da Política Agrícola Comum (PAC).

As organizações presentes denunciaram que as propostas atuais da Comissão Europeia são inaceitáveis e representam uma ameaça grave ao modelo agrícola europeu, ao promoverem uma renacionalização da PAC, contrariando décadas de integração e solidariedade entre os Estados-Membros.

A CAP considera inaceitável que a agricultura europeia, pilar da segurança alimentar, da sustentabilidade e da coesão territorial, seja enfraquecida por falta de ambição orçamental. A Confederação reafirma o seu compromisso em trabalhar em Bruxelas pela defesa de uma PAC forte, verdadeiramente comum e devidamente financiada, que garanta a viabilidade das explorações agrícolas portuguesas e europeias.