A iniciativa confirmou nas várias regiões do país um descontentamento generalizado em relação ao nível de execução do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR), que a CAP considera comprometedor para o investimento no setor e para o contributo que a agricultura tem vindo a dar à recuperação da economia nacional.

A ronda de encontros regionais evidenciou ainda o descontentamento do setor relativamente ao PEPAC (Plano Estratégico da PAC), que o Governo apresentou recentemente a Bruxelas. Para além das questões relacionadas com o PDR e com a PAC, a Confederação partilhou ainda com os dirigentes associativos da região Centro, um programa de atividades para 2022 que procura retomar um conjunto de ações cujo desenvolvimento foi condicionado pela pandemia.

Os Conselhos Consultivos Regionais contaram com a presença do Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, e do Secretário-Geral da Confederação, Luís Mira, e do Departamento Técnico da Confederação.

Desde o dia 10 de Janeiro, a CAP esteve de norte a sul do país, ao encontro dos Conselhos Consultivos Regionais do Alto Alentejo, do Baixo Alentejo e Algarve, do Oeste, do Ribatejo, do Entre Douro e Minho, de Trás-os-Montes, e da região Centro.


Fonte: Comunicado CAP, 28/01/2022