Com o Douro a assumir a honra de ‘Cidade Europeia do Vinho 2023’, os seus produtores, em representação dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro (Cimdouro), vão promover os seus vinhos na edição deste ano do “Melhor de Portugal” que a CAP volta a organizar no centro da capital belga.

O certame vai decorrer no Parque Cinquentenário, em Bruxelas, nos dias 17 e 18 de junho, tendo por objetivo a promoção do setor agroalimentar português junto dos exportadores do Benelux, principalmente no mercado belga.

Como já é tradição, o “Melhor de Portugal” é uma montra de produtos de qualidade, entre os quais se encontram vinhos, azeites, frutas, legumes, mel, queijos, enchidos, e outros produtos da cadeia agro-alimentar, que se destinam a ser apreciados pela comunidade portuguesa na Bélgica e pelos funcionários dos 27 Estados-Membros que trabalham em instituições europeias. Na edição do ano passado 50.000 pessoas visitaram a exposição que é também uma festa com música e animação no centro da cidade.

A 9.ª edição do certame contará com a presença de altos representantes do governo português e de instituições europeias, bem como do setor agroalimentar europeu.

A Comunidade Intermunicipal do Douro será a convidada de honra deste ano com o objetivo de promover as suas tradições, gastronomia e vinho. Marcarão presença nesta edição o Presidente da Cimdouro, Carlos Silva Santiago, e o Presidente do Município de Peso da Régua, José Manuel Gonçalves.

A região do Douro foi nomeada Cidade Europeia do Vinho 2023 e tem desenvolvido inúmeras iniciativas para trazer o Mundo ao Douro, e afirmar-se, ainda mais como uma das grandes referências europeias no sector do vinho, das vinhas, na cultura e na celebração harmoniosa da natureza e do trabalho secular realizado por gerações de pessoas que dignificaram a história deste território.