Parceiro Social do Governo para o sector do Turismo, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) reelegeu Francisco Calheiros para liderar a CTP, em representação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) no próximo mandato de 2024 a 2027. A eleição decorreu no dia 27 de março, tendo a lista única que se apresentou ao ato eleitoral recebido 94,9% do número total de votos expressos.

Sobre as expectativas com o novo Governo, Francisco Calheiros mostrou-se satisfeito com a intenção do Executivo de revisitar as alterações à lei laboral da Agenda do Trabalho Digno, tema que deverá regressar à Concertação Social. "Isso agradou-me imenso, porque as confederações patronais foram muito contra a Agenda do Trabalho Digno", afirmou.

A Direção da CTP destaca a reforma do Estado, a execução do PRR, Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Portugal 2030, a fiscalidade e os custos de contexto e as questões da demografia como eixos estratégicos da governação. Especificamente para o Turismo, a decisão sobre o novo aeroporto, a privatização da TAP, a transformação digital, e os apoios à consolidação e internacionalização das empresas são os temas prioritários.

Na cerimónia de posse estiveram presentes os ministros da Economia, Pedro Reis, e da Presidência, António Leitão Amaro, secretários de Estado, dirigentes das confederações patronais e estruturas sindicais com assento na Concertação Social e líderes de partidos políticos. O Presidente da República também enviou uma mensagem de felicitações.