Projetos de Investimento

Description

Serviço de realização de candidaturas a projetos de investimento agrícola no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) e posterior acompanhamento.

Este serviço inclui a realização de toda a candidatura a submeter na plataforma digital do PDR2020 (recolha de informação, análise técnica e financeira, elaboração de memória descritiva, entre outros), bem como o posterior acompanhamento da mesma, através da realização dos pedidos de pagamento, elaboração de relatórios de execução, e apoio no esclarecimento de dúvidas perante todas as entidades envolvidas na sua execução (Autoridade de Gestão, Direção-Regional e IFAP).

A quem se destina?

Podem usufruir deste serviço potenciais candidatos a jovens agricultores, todos os agricultores no ativo, e titulares de propriedades agrícolas que pretendam efetuar investimento agrícola nas suas explorações.

Quais os benefícios?

Os benefícios da realização de um projecto de investimento com a CAP é a garantia de um serviço profissional, especializado e em constante contacto com o cliente e com as entidades envolvidas na sua análise e execução.

Como aderir?

De uma forma geral, deverá reunir as seguintes condições para efetuar uma candidatura:

- Fazer o registo de Identificação de Beneficiário (IB) (*);

- Titularidade da exploração (em nome do promotor, quer por compra, arrendamento, cedência ou outro regime) – não é obrigatório para candidatos a jovens agricultores á data da submissão da candidatura;

- Ter as parcelas que constituem a exploração registadas no Sistema de Identificação de Parcelas do IFAP (SIP) (*);

- Ter atividade abertas nas finanças – não é obrigatório para candidatos a jovens agricultores à data da submissão da candidatura;

- Ter sistema de contabilidade (organizada ou simplificada; a afetar quando abrir atividade nas finanças);

- Fazer o registo no Balcão de Beneficiário do PDR2020 (*);

- Reunir orçamentos detalhados de todos os investimentos que pretende efectuar, de acordo com a legislação em vigor.

De acordo com a atividade agrícola/industrial e a Medida/Operação a que o promotor se pretender candidatar será necessário reunir outro tipo de elementos e documentação adicional.

(*) Serviços que pode fazer na CAP.

Onde Aderir?

Todos os interessados deverão contactar a CAP (sede) ou os seus CIR - Centros de Informação Rural, de forma agendar uma reunião preparatória dos trabalhos a realizar e breve explicação de toda a informação necessária, metodologia de trabalho e custos associados.



Questões frequentes

Fazem candidaturas de projetos de investimento em todo o país?

Sim, fazemos candidaturas para agricultores e candidatos a jovens agricultores de todo o país.

Como é realizado este serviço?

A realização da candidatura é toda efectuada on-line, na plataforma digital do PDR2020. É reunida toda a informação necessária junto do promotor, bem como de todos os elementos necessários para uma adequada análise técnica e financeira da mesma de forma a ter a melhor rentabilidade possível.

Qual o preço deste serviço?

O custo associado à elaboração e acompanhamento da candidatura é de 2,5% do valor total do investimento a efectuar s/ IVA, em que:

- 25% é pago com a submissão da candidatura;

- 75% é pago com a aprovação da candidatura.

Que informação devo ler se pretendo realizar uma candidatura a um projeto de investimento no âmbito do PDR2020?

Deverá ler a legislação e Orientação Técnica Específica (OTE) da medida/Operação a que se pretende candidatar, de forma a ter conhecimento prévio de todos os critérios de elegibilidade, seleção e avaliação das candidaturas, de forma a obter-se a melhor Valia Global da mesma á data da submissão da candidatura.

Últimas Notícias

Ver mais notícias