Curso de

Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos com Equipamentos de Pulverização Manual (APFEPM)

  • 25 horas
Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos com Equipamentos de Pulverização Manual (APFEPM)

Enquadramento

O curso Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos com Equipamentos de Pulverização Manual tem por base a preocupação relativa à proteção do homem e do ambiente face ao potencial de perigosidade de determinados tipos de substâncias, nomeadamente de produtos fitofarmacêuticos, o que se traduz na obrigatoriedade de habilitação específica para o manuseamento e utilização destes produtos, de acordo com o disposto na Lei n.º 26/2013, de 11 de abril.

Esta formação capacita os formandos para manipular e aplicar de forma segura produtos fitofarmacêuticos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor. Permite a obtenção do Cartão de Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos com Equipamentos de Pulverização Manual.

Destinatários

Agricultores, trabalhadores agrícolas e outros profissionais ativos, empregados e desempregados, que no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos e competências nesta área de formação.

Objetivos

Capacitar os participantes para a manipular e aplicar de forma segura produtos fitofarmacêuticos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor, utilizando equipamentos de pulverização manual.

Conteúdos programáticos

Sistemas regulamentares

Proteção Integrada

Produção Integrada

Modo de Produção Biológico

Segurança na utilização de produtos fitofarmacêuticos

Redução do risco na aplicação dos produtos fitofarmacêuticos - Equipamentos de aplicação de PF de pulverização manual e técnicas de aplicação

Redução do risco para o ambiente, espécies e organismos não visados

Segurança alimentar

Armazenamento e transporte de pequenas quantidades de Produtos fitofarmacêuticos

Acidentes com produtos fitofarmacêuticos

Requisitos Técnicos


Idade: ≥18 anos

Escolaridade mínima obrigatória de acordo com a idade, atestada através do Certificado de Habilitações.

Requisitos de acordo com as condições do programa de financiamento e o regulamento específico n.º4 da DGADR.

Metodologia / Avaliação / Certificação

A metodologia utilizada é ativa, centrada no participante, com recurso a diversas técnicas de formação tais como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de caso, trabalho individual e de grupo, privilegiando-se a interação entre o grupo. A formação prática decorrerá em sala e no campo, privilegiando-se o método demonstrativo, que permite transferir competências de desempenho.

A avaliação é realizada mediante atividades que podem assumir a forma de testes, exercícios ou trabalhos individuais e em grupo, a aplicar ao longo do curso.

Entregue Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho aos formandos que concluírem com aproveitamento.

Pré-Inscrição

Locais

  • Polo de Formação Tejo
  • Centro de Formação da Guarda
  • Polo de Formação Norte

Preço

Financiado



Tema

  • Ambiente e água
  • Agricultura
  • Fitofarmacêuticos

Quer esta formação à medida da sua empresa?

Últimas Notícias

Ver mais notícias