Avaliação de Propriedades Agrícolas

Descrição

Serviço de avaliação de propriedades agrícolas e florestais.

Este serviço consiste em estimar ou atribuir um valor a um ou mais prédios agrícolas em função da sua localização e características, nomeadamente o tipo de solo, clima da região e infra-estruturas disponíveis que permitam potenciar os sistemas culturais praticados, que geram o rendimento da exploração.

A quem se destina?

Podem usufruir deste serviço todas as pessoas que sejam proprietárias de um imóvel/prédio rústico (exploração agrícola ou florestal).

Quais os benefícios?

Os benefícios de realização deste serviço com a CAP é a garantia de um serviço profissional e especializado de avaliação, com rigor e ética, e em constante contacto com o cliente.

O principal benefício para um proprietário de um prédio agrícola ou florestal ao recorrer a este tipo de serviço é saber qual o valor do seu património. Os motivos pelos quais é importante atribuir este valor poderão ser vários, para além da prática habitual de avaliação do património para organização do balanço anual e apuramento de resultados do exercício para efeitos contabilísticos, é efectuada avaliação de propriedades agrícola para outros fins, nomeadamente compra/venda, expropriações por utilidade pública, partilhas, constituição de sociedades, imposição fiscal, entre outros.

Como aderir?

Os elementos necessários para a elaboração de um orçamento para este serviço são:

- Caderneta predial rústica do(s) prédio(s) a avaliar;

- Caderneta da conservatório do registo predial do(s) prédio(s) a avaliar;

- Localização do(s) prédio(s) a avaliar (coordenadas geográficas);

- Indicação da ocupação actual do(s) prédio(s) a avaliar;

- Objectivo da avaliação.

Onde Aderir

Todos os interessados deverão contactar a CAP (sede) ou os seus CIR - Centros de Informação Rural, de forma agendar uma reunião preparatória dos trabalhos a realizar e breve explicação de como se processa o levantamento de dados, metodologia de atribuição do valor da avaliação e custos associados.

Questões frequentes

Os orçamentos são grátis?

Sim, os orçamentos para a realização do serviço são gratuitos

Fazem avaliações em todo o país?

Estamos aptos a avaliar propriedades agrícolas e florestais em todo o país

A CAP está acreditada para a realização deste serviço?

A CAP tem no seu corpo técnico um profissional reconhecido pela CMVM como Perito Avaliador de Imóveis

Como é realizado este serviço?

A realização da avaliação inicia-se com uma visita à propriedade, para levantamento de toda a informação necessária para a valorização da mesma, e posteriormente é elaborado um relatório de avaliação detalhado a entregar ao cliente.

Qual a metodologia utilizada na estimativa do valor?

A determinação do valor da avaliação de um imóvel rústico é geralmente realizada segundo o método analítico e numa óptica de utilização agrícola. Este método baseia-se em princípios uniformes, raciocínios lógicos e sistemáticos e permite obter resultados generalizáveis e comparáveis. Recorrendo à actualização do rendimento líquido do fluxo de bens e serviços gerados ao longo da vida útil do bem em análise e à análise posterior de possíveis causas específicas de maior valorização ou desvalorização do mesmo, é possível chegar a um valor que corresponde à realidade de avaliação para o bem considerado.

A avaliação do imóvel inclui as benfeitorias, construções e casas inseridas nos prédios rústicos?

Sim, todo o património é avaliado, se solicitado pelo cliente

Quanto custa a realização deste serviço?

O custo deste serviço é estimado em função da localização da propriedade agrícola a avaliar, dimensão e características da propriedade agrícola, bem como do objectivo da avaliação.

Últimas Notícias

Ver mais notícias