Rita Barradas é licenciada em agronomia. Foi coordenadora do núcleo de acompanhamento dos programas Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo de Coesão, e assessora do ministro Jaime Silva, entre Março de 2008 e Abril de 2009, então responsável pela pasta da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Possui uma pós-graduação em estudos europeus e um curso avançado de gestão pública e, entre outros cargos, desempenhou entre 2009 a 2014, funções como gestora adjunta da autoridade de gestão do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural do continente 2007-2013) e do programa para a Rede Rural Nacional.

Ao pedido e esclarecimentos da Agência Lusa, o Ministério da Agricultura respondeu “A designação da nova equipa teve efeitos em 6 de Julho, podendo vir a ser consultada no despacho cuja publicação em Diário da República já foi solicitada e que se aguarda para breve”.

Até agora a gestão do PDR 2020 estava entregue à equipa constituída por Gabriela Freitas, Manuela Azevedo e Silva e Hélder Bicho.