O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou a exoneração de três secretários de Estado: dos Assuntos Fiscais, da Economia, e do Turismo, Comércio e Serviços, bem como a nomeação de seis novos governantes. Segue a lista das nomeações conforme os gabinetes ministeriais:

Gabinete do Primeiro-Ministro – António Costa

- António Mendonça Mendes

Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro

Sai da equipa das Finanças, onde assumia o cargo de Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais desde 2017, com Mário Centeno, para ocupar o lugar vago com a demissão de Miguel Alves.


Gabinete do Ministro da Economia e do Mar – António Costa Silva 

- Pedro Cilínio

Secretário de Estado da Economia

Vem da Direção de Capacitação Empresarial do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação.

- Nuno Fazenda

Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços

Pertence ao Grupo Parlamentar do PS desde 2019 e integrava as comissões parlamentares de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, e de Ambiente e Energia.


Gabinete do Ministro das Finanças – Fernando Medina

(Aumenta o gabinete para 4 Secretários de Estado, incluindo a Secretaria de Estado das Finanças, à imagem do XXII Governo)

- João Nuno Mendes

Secretário de Estado das Finanças 

Muda do Tesouro para a nova Secretaria de Estado das Finanças, regressando ao cargo que desempenhou com os ministros Mário Centeno e João Leão.

- Alexandra Reis

Secretária de Estado do Tesouro

Presidia à NAV Portugal. Foi administradora executiva da TAP entre 2020 e 2022.

- Nuno Félix

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Subdiretor-geral da Autoridade Tributária desde 2019, esteve na REPER em 2018, e foi chefe de gabinete de António Mendonça Mendes na Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, que agora assume.