A polinização é um serviço dos ecossistemas vital para a natureza, a agricultura e o bem-estar humano. A polinização animal é um serviço dependente da biodiversidade e suporta as populações de mais de 90% das plantas silvestres, assim como o fornecimento de alimento. Os polinizadores silvestres, em especial os insetos polinizadores, fornecem benefícios à escala global e afetam diretamente a produção de 75% das principais culturas agrícolas. No entanto, este importante grupo de organismos está atualmente sujeito a várias pressões globais, importando avaliar o estado da arte e tendências dos polinizadores, identificar os fatores que estão direta e/ou indiretamente associados ao seu declínio, por forma a que possam ser definidas ações coerentes com o conhecimento reunido.

A polli.NET, criada há cerca de um ano, é uma Rede Colaborativa para a Avaliação, Conservação e Valorização dos Polinizadores e da Polinização e visa promover a partilha de informação e transferência de conhecimento entre todas as partes interessadas e promover a formação de investigadores e cidadãos. Pretende ainda desenvolver um plano de ação a nível nacional para a avaliação, conservação e valorização dos polinizadores, bem como promover a implementação das ações nele propostas.

A polli.NET reúne várias entidades: universidades e instituições ligadas ao conhecimento científico; administração pública como o ICNF, a DGAV e a DGADR; a Syngenta; a consultora de Negócios e Ecologia NBI- Natural Business Intelligence; organizações não governamentais como sejam a Quercus e a Zero e organizações de agricultores entre as quais se contam a CAP, a FNOP, a ANPROMIS, a FNAP, a AAPIM e o COTHN.


No próximo dia 13 de Maio, a partir das 9h45, tem início a reunião anual, com diversas apresentações de projetos em curso liderados por membros da Rede.

Face à importância dos polinizadores e da polinização para o sector agrícola, destacamos a intervenção de Lucie Mota, do FLOWer Lab (Universidade de Coimbra) «Impacto de infraestruturas verdes nos serviços de polinização em girassol» e de Anabela Nave, do INIAV, «Preservação de serviços de polinização atlânticos e controlo de espécie invasora Vespa Velutina».

Participe e acompanhe esta sessão que terá transmissão pública no YouTube da polli.NET: https://www.youtube.com/watch?v=ZVOgt2-QgY8