A Direção Geral de Alimentação e Veterinária veio a público esclarecer que a bactéria Xylella fastidiosa afeta um grande número de espécies vegetais, mas não constitui nenhum risco para pessoas e animais.

A bactéria Xylella fastidiosa, à semelhança de outros agentes patogénicos que afetam as plantas, pode ter efeitos devastadores em culturas muito importantes para a nossa agricultura e paisagem rural, mas não representa nenhum perigo para o homem ou os animais.

A bactéria ataca um grande número de espécies vegetais conduzindo ao enfraquecimento, redução de produção e morte das plantas infetadas. A bactéria dispersa-se a curta distancia através de insetos e a longa distancia pelo o transporte de plantas contaminadas.

Após confirmação da presença da bactéria Xylella fastidiosa multiplex num jardim em Vila Nova de Gaia, a DGAV acionou o Plano de Contingência e iniciou as medidas oficiais de destruição das plantas na zona infetada, controlo dos insetos vetores e prospeção da área circundante.