Depois do Sobreiro Assobiador português ter vencido a edição de 2018 do Concurso Tree Of The Year, está a decorrer durante o mês de Fevereiro a votação online que vai eleger a Árvore Europeia de 2019; um concurso europeu onde participam 15 países e onde Portugal se faz representar com a Azinheira Secular do Monte Barbeiro.

Durante o mês de Fevereiro, todos podem escolher a sua árvore preferida entre as 15 árvores candidatas, através de um sistema de votação online em que cada votante seleciona duas árvores e confirma o voto através de um link que lhe é enviado para o e-mail.

A 9ª edição do concurso europeu Tree of the Year tem a participação de 15 países:  Portugal, Croácia, Polónia, Lituânia, Reino Unido, Republica Checa, Roménia, Hungria, Bélgica, Bulgária, Eslováquia, Rússia, Espanha e as estreantes França e Holanda.

A representar Portugal está a Azinheira Secular do Monte Barbeiro, que conquistou os portugueses com a grandiosidade da sua sombra e não irá certamente deixar os europeus indiferentes. Pode votar na árvore portuguesa em www.treeoftheyear.org/Portugal.

O concurso Tree of the Year valoriza a importância das árvores no património natural e cultural da Europa bem como os ecossistemas que estas providenciam. O concurso não procura a árvore mais bonita, mas aquela que tem uma história enraizada na vida e no trabalho das pessoas e da comunidade que a envolve.

A UNAC foi o parceiro escolhido para organizar o concurso a nível nacional.

As histórias das árvores a concurso e o acesso à votação encontram-se disponíveis em:  www.treeoftheyear.org