Desde Julho que a DGAV, através dos seus Editais, tem atualizado com frequência, os concelhos afetados pela Febre Catarral Ovina (Língua Azul), nomeadamente no sentido de reforçar as medidas de vigilância e vacinação.

A vacinação obrigatória do efetivo ovino reprodutor adulto e dos jovens destinados à reprodução - a partir dos 3 meses de idade - tem sido a medida mais eficaz para controlar a doença. Neste caso a vacina é fornecida pelo Estado às Organizações de Produtores Pecuários (OPP) cujos médicos veterinários procedem à aplicação. A DGAV aconselha, sempre que possível, a vacinação voluntária dos restantes animais de espécies sensíveis, como bovinos.

A área geográfica afetada pelos serotipos 1 e 4 do vírus da língua azul (S1-4) é constituída por todos os concelhos da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Algarve.

De acordo com o Edital nº 65, a área geográfica afetada pelo serotipo 4 do vírus da língua azul (S4), onde é obrigatória a vacinação do efetivo ovino reprodutor adulto e dos jovens destinados à reprodução, a partir dos 3 meses de idade, nos distritos e concelhos indicados na tabela seguinte:

Região/DSAVR

Distritos

Concelhos







CENTRO

Castelo Branco

Todos


Coimbra

Arganil

Oliveira do Hospital

Tábua


Guarda

Gouveia

Fornos de Algodres

Seia



Viseu

Carregal do Sal

Castro Daire

Nelas

Tondela

Viseu

Santarém

Todos

LISBOA E VALE DO TEJO

Setúbal

Todos

ALENTEJO

Todos

Todos

Fonte: Edital nº65, 22/08/2022