Constituído por 28 representantes do sector agrícola de todo o país, o Conselho Consultivo das Mulheres Agricultoras tem como principal desafio o contributo para o debate relativo à «Igualdade de Género», um dos 17 objetivos universais da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

As representantes do Conselho foram recebidas pelo Presidente da Direção da CAP e pelo Secretário-Geral, respetivamente Eduardo Oliveira e Sousa e Luís Mira, os quais transmitiram mensagens de boas vindas e enquadraram a constituição e os objetivos deste órgão consultivo.

O Departamento Técnico da CAP, representado por Alexandra Freire, Cristina Morais e Pedro Cruz, acompanharam esta primeiro encontro que incluiu uma apresentação da CAP (missão, objetivos e estrutura), a informação sobre as iniciativas, reuniões e eventos agendados para 2018/2019, as quais serão asseguradas por membros do Conselho.

A reunião permitiu a aprovação do regulamento interno de funcionamento do Conselho Consultivo e terminou com a eleição da sua presidente, Fermelinda Carvalho, em representação da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP) e da vice-presidente, Diana Carvalho, em representação da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis. (ABRVL).

Antes do almoço de confraternização entre os membros do Conselho e a Direção da CAP, traçaram-se algumas atividades futuras para o Conselho e planeou-se a realização da próxima reunião para o mês de outubro, em Montemor.