A CAP organiza pelo oitavo ano consecutivo o Concurso Nacional de Jovens Agricultores um evento que elege o Melhor Jovem Agricultor de Portugal, o qual terá entrada direta na competição europeia que se realizará posteriormente no Parlamento Europeu. As inscrições estão abertas até 30 de Novembro e toda a informação, incluindo o regulamento, estão disponíveis no site do evento.

Em simultâneo, a Confederação associou-se à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, à Universidade do Algarve e ao Instituto Politécnico de Beja na organização do Ciclo de Conferências «Oportunidades para os Jovens Agricultores em Portugal».

Com esta iniciativa, a CAP e as instituições académicas convidam o país a refletir sobre o futuro da Agricultura Nacional e Europeia através do debate de questões como a necessidade de renovação geracional e o apoio para os jovens agricultores na próxima Politica Agrícola Comum.

Nas três Conferências regionais (em Vila Real, Faro e Beja) o programa está organizado em torno de temas como a apresentação da ‘Nova PAC para os Jovens Agricultores’, (com um representante da Comissão Europeia); um ‘Debate Improvável’ entre um jovem agricultor e um empresário fora do sector agrícola; e uma ‘Mesa Redonda’ sobre a renovação geracional da agricultura com a participação de deputados de vários quadrantes políticos.

Finalmente, no dia 10 de Dezembro, na sede da CAP, realiza-se a última Conferência que terá como convidada a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, momento em que serão apresentados os resultados do Concurso e entregue o Prémio Jovem Agricultor 2020 após a esperada mesa redonda com o tema: «Ser Jovem Agricultor no Século XXI».

DATAS DAS CONFERÊNCIAS:

  • 04 de Novembro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • 20 de Novembro, Universidade do Algarve
  • 27 de Novembro, Instituto Politécnico de Beja
  • 10 de Dezembro, sede da Confederação dos Agricultores de Portugal

Toda a informação sobre o Concurso e as Conferências disponível em:

https://www.jovemagricultordoano.com/