Mercado voluntário do carbono na Floresta: oportunidades e incertezas

  • Plataforma Zoom, Facebook CAP e YouTube CAP
  • Este evento já terminou
Mercado voluntário do carbono na Floresta: oportunidades e incertezas

Descrição

Programa:

Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal


Nuno Neto, Diretor de Gestão Florestal na The Navigator Company


Luís Rochartre Álvares, Engenheiro florestal (UTAD), pós-graduado em Sustentabilidade (Stanford e Harvard), com 30 anos de carreira dedicada à sustentabilidade, florestas, indústria da defesa, consultoria e gestão de empresas. Foi diretor Forest Solutions do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e Secretário-geral do BCSD Portugal. Atualmente é Senior Advisor da Greenlab, Planetiers New Generation e GlobeScan, CEO da Carbon Code, Consultant Principal da Von Rohr & Associates, Partner da NBI, Curador de Sustentabilidade da Spinn e Professor convidado no ISEG. Participa ainda nas ONGs Montis, The Natural Step Portugal, Build Up Labs, Zero Emissions World e Help Images.

Será o moderador do evento.


Ivone Rocha, Responsável pela área de Prática de Energia, Ambiente e Recursos Naturais, com prestação de serviços de assessoria jurídica a entidades públicas e privadas, com enfoque no desenvolvimento de projetos de produção de energia, eficiência energética, economia circular, eficiência hídrica e água, licenças de emissão e mobilidade urbana. É sócia da TELLES desde 2018.

Membro fundador da Plataforma de Crescimento Sustentável, atualmente membro do Conselho de Administração. Presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Mobilidade Elétrica. Membro do Comité Executivo da Federação Europeia das Associações de Direito da Energia. Fundadora e vice-presidente da Associação Portuguesa de Direito da Energia. Membro da Task Force de Arbitragem Climática na ICC. Coautora do livro "Climate Chance! Uma reflexão jurídico-económica do mercado de carbono no combate às alterações climáticas" e do livro "CHANCE to CHANGE- O Acordo de Paris e o Modelo de Crescimento Verde".

Neste webinar abordará:

O comércio de emissões como mecanismo de combate às alterações climáticas;

Enquadramento global e europeu da regulação dos mercados de carbono;

Tendências de evolução regulamentar;

Oportunidades para os diversos operadores.


Ana Rocha, Engenheira agrónoma, é Diretora da European Landowners Organization (ELO) nas áreas da política agrícola e assuntos florestais da UE.

Neste webinar referirá os principais aspetos da proposta da Comissão Europeia aos Conselho e Parlamento Europeu relativa ao estabelecimento de um primeiro quadro voluntário à escala da UE para certificar de forma fiável as remoções de carbono de elevada qualidade, melhorando significativamente a capacidade da UE para quantificar, monitorizar e verificar as remoções de carbono. Abordará igualmente a posição das organizações europeias de proprietários florestais sobre esta proposta.


Luís Roxo Almeida, Engenheiro florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e coordenador em Portugal da CERNA, uma empresa que desenvolve atividade de âmbito florestal e ambiental: Gestão, Engenharia e Consultoria. Tem sede em Lugo (Galiza- Espanha), e escritórios em Burela e Monforte de Lemos (Galiza- Espanha), Amorebieta (País Basco- Espanha), Porto, Vila Real, Braga e Coimbra (Portugal).

A sua intervenção abordará a certificação como passo necessário à remuneração dos serviços dos ecossistemas florestais, apoiando-se na experiência de gestão de áreas florestais da CERNA.


Enrique Enciso Encias, Engenheiro técnico florestal pela Universidade Politécnica de Madrid desde 1990, é sócio fundador e diretor executivo do Grupo Sylvestris.

A Sylvestris é uma empresa de engenharia natural que oferece soluções inovadoras que integram as pessoas e a natureza. Restauram áreas florestais afetadas por incêndios ou desmatadas, para a criação de projetos de absorção de CO2 na Europa (especialmente na Península Ibérica) e na América do Sul. Trabalha na criação de sumidouros de carbono para grandes empresas (IBEX 35), Administrações Públicas e Terceiro Setor utilizando alta tecnologia de satélite para monitoramento. Conta com um fundo de mais de 100 milhões de euros para o desenvolvimento destes projetos.

No webinar apresentará o projeto Motor Verde, uma iniciativa que, em conjunto com a sua parceira Fundación Repsol, visa criar florestas, reflorestar terrenos afetados por incêndios ou terrenos devolutos para promover a compensação das emissões de CO2.


Consulte as apresentações aqui

Se não teve possibilidade de assistir ao evento em direto ou pretende rever o seu conteúdo, assista à sua gravação em: https://youtu.be/23aB2HY17vE


Localização

Tópicos

  • Ambiente e Água
  • Florestas
  • Negócios e Profissional
  • PAC

Últimas Notícias

Ver mais notícias