Domingo, 24 Setembro 2017

CAP.PT: NOTÍCIAS » Vinha e Vinho » Castas em Votação no Orçamento Participativo

Castas em Votação no Orçamento Participativo

Decorreu até ao dia 10 de setembro a votação pelos cidadãos para o Orçamento Participativo Português (OPP), projeto nº 671 – Castas de Uva Desconhecidas para Novos Vinhos, na sequência de uma proposta conjunta da Porvid, Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira, Advid, Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense e UTAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Portugal é o país da União Europeia que apresenta o maior número de castas de uva autóctones quando comparado à área do seu território, sendo esta variedade de castas nas vinhas que confere distinção e caráter único aos vinhos portugueses. Se esta proposta for financiada, novas castas de uva serão descobertas contribuindo para uma maior sustentabilidade e adaptação às alterações climáticas e novos vinhos, com novos sabores e aromas poderão ser criados.

Cada cidadão teve direito a dois votos, um para projetos de âmbito territorial e um para projetos de âmbito nacional. Votaram no OPP os cidadãos nacionais e os cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal

 

https://opp.gov.pt/