Sexta-Feira, 23 Junho 2017

CAP.PT: NOTÍCIAS » União Europeia

UE - União Europeia

BEI promove financiamento das PME’s

O Banco Europeu de Investimento (BEI) contratualizou com os bancos portugueses Banco BPI, Caixa Geral de Depósitos, Millennium bcp e Banco Santander Totta a concessão de quatro empréstimos no valor de 70 milhões de EUR cada, com o objetivo de operacionalizar o programa da UE para a promoção do emprego e das start-ups em Portugal. O projeto enquadra-se no pilar financeiro do Plano de Investimento para a Europa e, numa fase posterior, será complementado por um empréstimo adicional de 20 milhões de EUR. Werner Hoyer, Presidente do BEI, e Román Escolano, Vice-Presidente do BEI, participam na cerimónia de assinatura, integrada nas comemorações dos 40 anos de atividade do Banco em Portugal. O BEI iniciou as suas operações no país em 1976 e, ao longo destas quatro décadas, concedeu empréstimos de montante superior a 45.000 milhões de EUR para apoiar projetos portugueses.

Continuar...

Lisboa acolhe seminário do Copa

O Geopa-Copa realizou entre os dias 15 e 17 de outubro, em Lisboa, um seminário sobre o trabalho no setor agrícola. O evento juntou participantes oriundos dos vários países da União Europeia, especialistas em diversas áreas de atividade, assim como representantes das instituições europeias.

Continuar...

Comissão Europeia reclama verbas a Estados-Membros

No âmbito do chamado procedimento de apuramento das contas, a Comissão Europeia reclama a restituição de 318 milhões de euros de fundos da política agrícola da União Europeia (UE) indevidamente gastos pelos Estados-Membros.

Continuar...

Congresso Europeu de Jovens Agricultores

Realizou-se nos dias 28 e 29 de janeiro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, o 2º Congresso Europeu de Jovens Agricultores, uma organização conjunta da CAP, do eurodeputado português Nuno Melo e da Asociación Agrária de Jóvenes Agricultores (Asaja).

Continuar...

CAP e AICEP Promovem Mostra de Produtos Nacionais

A CAP e a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) organizaram no dia 19 de Novembro, em Bruxelas, e no dia seguinte no Luxemburgo, uma mostra de produtos nacionais premiados, nomeadamente vinhos, queijos, azeites, enchidos, mel e produtos hortofrutícolas, entre outros.

Continuar...

Tribunal de Contas Europeu avalia distribuição de apoios

O Tribunal de Contas Europeu publicou o seu primeiro relatório especial sobre o apoio ao rendimento pago aos agricultores nos novos Estados-Membros. O relatório solicita a realização de uma reforma para garantir que o apoio ao rendimento seja canalizado para o agricultor ativo que exerça atividades agrícolas concretas e regulares. Em particular, as entidades públicas que gerem terrenos públicos e que não exercem atividades agrícolas não devem poder beneficiar do apoio ao rendimento da UE, nem devem ser efetuados pagamentos relativos a terras não utilizadas ou destinadas principalmente a atividades não agrícolas.

Continuar...

Copa manifesta-se sobre orçamento da UE

O Copa-Cogeca emitiu um comunicado em que considera que na recente cimeira da União Europeia sobre matérias orçamentais os Estados-Membros se encaminharam na direção certa em relação à futura Política Agrícola Comum (PAC). Para esta organização europeia de agricultores, trata-se de uma melhoria sobre a proposta do presidente do Conselho Europeu acerca do futuro orçamento da UE para o período 2014-2020, o qual previu cortes “inaceitáveis” ​​na despesa, ameaçando a segurança alimentar e o emprego nas zonas rurais da União Europeia. Ainda assim, para o Copa-Cogeca, as alterações “não vão suficientemente longe”.

Continuar...

Parlamento Europeu: CAP propõe conferência

A CAP e a ASAJA, associação espanhola de agricultores, propuseram a organização de uma conferência Europeia de Jovens Agricultores, no Parlamento Europeu, a realizar no próximo dia 6 de Dezembro. A proposta enquadra-se no âmbito das comemorações dos 50 anos da Política Agrícola Comum e foi efectuada em colaboração com o eurodeputado português Nuno Melo e com a eurodeputada espanhola Esther Herranz.

Continuar...

União Europeia e Brasil debatem Mercosul

A União Europeia (EU) e o Brasil reuniram-se ao mais alto nível por ocasião da 5.ª Cimeira UE-Brasil, em Bruxelas no dia 4 de Outubro. A agenda da Cimeira inclui questões globais, regionais e bilaterais. Neste encontro, os líderes debateram, entre outras questões, o Mercosul e as negociações em curso para um Acordo de Associação UE-Mercosul, o investimento e o comércio, as alterações climáticas e a Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável Rio + 20, a situação económica e financeira internacional e o processo G20, a cooperação no contexto multilateral e os direitos humanos.

Continuar...