Sábado, 18 Novembro 2017

CAP.PT: NOTÍCIAS » União Europeia

UE - União Europeia

Congresso de Jovens Agricultores no Parlamento Europeu

Realizou-se entre 18 e 19 de outubro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, o 4º Congresso Europeu de Jovens Agricultores. A iniciativa teve origem numa parceria iniciada em 2012 entre a CAP e o eurodeputado Nuno Melo, com o apoio do grupo PPE e vai receber em concurso os melhores projetos de jovem agricultor dos 28 estados membros da União Europeia, tendo como objetivo final a atribuição dos prémios “Melhor Jovem Agricultor da Europa”, “Projeto Mais Sustentável” e “Projeto Mais Inovador”.

Nesta edição, Portugal apresentou a concurso o projeto vencedor no concurso nacional organizado pela CAP e realizado em junho em Portugal, na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, nomeadamente o trabalho da jovem agricultora transmontana, Catarina Martins, com o projeto de horticultura no Vale da Vilariça.

Portugal já venceu dois prémios nas últimas quatro edições do concurso, designadamente na primeira edição, com o produtor de morangos em hidroponia, José Carvalho, e na terceira edição, com o produtor de uvas sem grainha, Henrique Silvestre Ferreira.


Programa

 

Apoios adicionais para os produtores europeus de fruta

As medidas excecionais em vigor para apoiar os produtores de frutos perecíveis afetados pelo embargo das importações imposto pelas autoridades russas vão ser prorrogadas por um ano, até ao final de junho de 2018.

Continuar...

BEI promove financiamento das PME’s

O Banco Europeu de Investimento (BEI) contratualizou com os bancos portugueses Banco BPI, Caixa Geral de Depósitos, Millennium bcp e Banco Santander Totta a concessão de quatro empréstimos no valor de 70 milhões de EUR cada, com o objetivo de operacionalizar o programa da UE para a promoção do emprego e das start-ups em Portugal. O projeto enquadra-se no pilar financeiro do Plano de Investimento para a Europa e, numa fase posterior, será complementado por um empréstimo adicional de 20 milhões de EUR. Werner Hoyer, Presidente do BEI, e Román Escolano, Vice-Presidente do BEI, participam na cerimónia de assinatura, integrada nas comemorações dos 40 anos de atividade do Banco em Portugal. O BEI iniciou as suas operações no país em 1976 e, ao longo destas quatro décadas, concedeu empréstimos de montante superior a 45.000 milhões de EUR para apoiar projetos portugueses.

Continuar...

Lisboa acolhe seminário do Copa

O Geopa-Copa realizou entre os dias 15 e 17 de outubro, em Lisboa, um seminário sobre o trabalho no setor agrícola. O evento juntou participantes oriundos dos vários países da União Europeia, especialistas em diversas áreas de atividade, assim como representantes das instituições europeias.

Continuar...

Comissão Europeia reclama verbas a Estados-Membros

No âmbito do chamado procedimento de apuramento das contas, a Comissão Europeia reclama a restituição de 318 milhões de euros de fundos da política agrícola da União Europeia (UE) indevidamente gastos pelos Estados-Membros.

Continuar...

Congresso Europeu de Jovens Agricultores

Realizou-se nos dias 28 e 29 de janeiro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, o 2º Congresso Europeu de Jovens Agricultores, uma organização conjunta da CAP, do eurodeputado português Nuno Melo e da Asociación Agrária de Jóvenes Agricultores (Asaja).

Continuar...

CAP e AICEP Promovem Mostra de Produtos Nacionais

A CAP e a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) organizaram no dia 19 de Novembro, em Bruxelas, e no dia seguinte no Luxemburgo, uma mostra de produtos nacionais premiados, nomeadamente vinhos, queijos, azeites, enchidos, mel e produtos hortofrutícolas, entre outros.

Continuar...

Tribunal de Contas Europeu avalia distribuição de apoios

O Tribunal de Contas Europeu publicou o seu primeiro relatório especial sobre o apoio ao rendimento pago aos agricultores nos novos Estados-Membros. O relatório solicita a realização de uma reforma para garantir que o apoio ao rendimento seja canalizado para o agricultor ativo que exerça atividades agrícolas concretas e regulares. Em particular, as entidades públicas que gerem terrenos públicos e que não exercem atividades agrícolas não devem poder beneficiar do apoio ao rendimento da UE, nem devem ser efetuados pagamentos relativos a terras não utilizadas ou destinadas principalmente a atividades não agrícolas.

Continuar...

Copa manifesta-se sobre orçamento da UE

O Copa-Cogeca emitiu um comunicado em que considera que na recente cimeira da União Europeia sobre matérias orçamentais os Estados-Membros se encaminharam na direção certa em relação à futura Política Agrícola Comum (PAC). Para esta organização europeia de agricultores, trata-se de uma melhoria sobre a proposta do presidente do Conselho Europeu acerca do futuro orçamento da UE para o período 2014-2020, o qual previu cortes “inaceitáveis” ​​na despesa, ameaçando a segurança alimentar e o emprego nas zonas rurais da União Europeia. Ainda assim, para o Copa-Cogeca, as alterações “não vão suficientemente longe”.

Continuar...