Quarta-Feira, 26 Julho 2017

CAP.PT: NOTÍCIAS » ProDeR

ProDeR - Programa de Desenvolvimento Rural

CAP Promove Workshop sobre o PDR

A CAP promove no dia 9 de fevereiro, em Lisboa, um workshop acerca do “Balanço Global do PDR”. A iniciativa pretende efetuar um ponto de situação das operações 3.1, 3.2.1., 3.2.2., 3.3.1. e 3.3.2, assim como das ações de investimento do programa LEADER. Para além disso, a sessão deverá abordar a reprogramação do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR), os novos concursos, a transição de candidaturas e algumas questões frequentes sobre os novos avisos e respetivas OTE das operações 3.2.1. e 3.3.1.

Continuar...

Verbas do PDR Reforçadas

CAP RECONHECE A IMPORTANCIA DAS MEDIDAS AGORA ANUNCIADAS: Verbas do PDR Destinadas às Medidas Agroambientais Reforçadas em 200 Milhões de Euros
                                                         
O Governo anunciou o reforço das verbas do Orçamento de Estado para o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), destinadas às medidas agroambientais, no valor de 200 milhões de euros, no sentido de responder ao elevado número de candidaturas entretanto apresentadas por parte dos agricultores.

O PDR, programa comunitário de apoio ao setor agrícola, passa assim a contar com um total de 774 milhões de euros até 2020, face à dotação de 574 milhões de euros inicialmente prevista, nomeadamente para áreas como a agricultura biológica, o modo de produção integrada, o uso eficiente da água e as culturas de sequeiro.
 
O dinamismo que o setor regista na atualidade e o número de candidaturas apresentadas pelos agricultores levaram o governo a concluir ser necessário este reforço de verbas, na linha do que a CAP tem vindo a defender.

Para a CAP, este reforço de verbas vem ao encontro das preocupações dos agricultores, contribuindo para a estabilidade e a continuidade do impulso que o setor agrícola tem vindo a dar à economia nacional ao longo dos últimos anos.
 
Por outro lado, a CAP considera igualmente bem vindas as medidas anunciadas nos últimos dias por parte do Governo, no sentido de beneficiar os produtores de leite com uma isenção de segurança social e uma linha de crédito, iniciativa que a Confederação considera mais relevante para os produtores portugueses do que as medidas tomadas pelo conselho de ministros da agricultura da União Europeia, na sequência da manifestação de agricultores que se verificou recentemente em Bruxelas.


PDR 2020: Vida Económica promove ciclo de conferênicas

Realiza-se entre maio e novembro, em diversas regiões do país um ciclo de cinco conferências sobre o tema «PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola», promovido pelo Grupo Editorial Vida Económica

Continuar...

Execução dos Investimentos do Proder – Prorrogação do prazo

De acordo com um comunicado emitido pela Autoridade de Gestão do Proder, “foi definida a data de 31 de dezembro de 2014 como limite, regra geral, para a conclusão da execução dos projetos de investimento”.

Continuar...

Proder: Apoios à Proteção da Floresta

A gestão do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) comunicou a reabertura do regime de transição a apoios à proteção da floresta. Assim, é reaberta a apresentação de pedidos de apoio, no âmbito do regime de transição para o novo PDR, das 9:00 horas do dia 7 de novembro às 19:00 horas do dia 14 de novembro de 2014, para as subações Defesa da Floresta Contra Incêndios (2.3.1.1), Recuperação do Potencial Produtivo (2.3.2.1), Instalação de Sistemas Florestais e de Sistemas Agroflorestais (2.3.2.2) e Proteção Contra Agentes Bióticos Nocivos (2.3.3.3).

Proder: Suspensão do Regime de Transição

De acordo com informação divulgada pela Autoridade de Gestão do Proder, encontra-se suspensa a possibilidade de submissão de novos pedidos de apoio nas medidas que se encontram abertas, desde as 19 horas do dia 30 junho, “tendo em conta o crescente volume de pedidos de apoio submetidos ao longo dos últimos meses no âmbito das medidas de apoio ao investimento e que o novo PDR, apresentado à Comissão Europeia no início de Maio, será operacionalizado com prioridade para estas medidas.
 

Continuar...

CNEMA acolhe iniciativa do Proder

A Autoridade de Gestão do PRODER promove no próximo dia 20 de setembro, pelas 14H30, em Santarém, no grande auditório do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, uma sessão de divulgação dedicada à reabertura dos apoios ao investimento na agricultura e na agroindústria (Ação 111).

Continuar...

Orçamento do Proder reforçado com 50 milhões de euros

O orçamento para o Programa de Desenvolvimento Regional (Proder) para 2011 vai ser reforçado com 50 milhões de euros.

Continuar...

CAP recebe Ministro da Agricultura

A CAP recebeu a visita do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, na sede da Confederação, em Lisboa.

Continuar...