Domingo, 23 Abril 2017

CAP.PT: NOTÍCIAS » Pecuária

Pecuária

Comissão de Segurança Alimentar lança folhetos informativos

Na sequência de notícias que identificaram situações não conformes com o legalmente exigido, nomeadamente na comercialização de hambúrgueres (carne picada) em talhos, foi realizado um conjunto de reuniões da Comissão de Segurança Alimentar (CSA), criada pelo Despacho nº 5801/2014, da qual a CAP faz parte.

Continuar...

SIRCA: Retomada a Recolha de Cadáveres

Foi retomada em 4 de outubro a recolha de cadáveres no âmbito do SIRCA, cessando a interrupção temporária e excecional deste serviço (aviso n.º 2/DGAV/2016)

Continuar...

Comissão de Segurança Alimentar analisa carne processada

A Comissão de Segurança Alimentar reuniu extraordinariamente em 28 de outubro de 2015 com o propósito de analisar a Monografia publicada pela IARC sobre “carcinogenicidade do consumo de carne vermelha e processada”.

Continuar...

Portugal cumpre regras das gaiolas para galinhas

A Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) do Ministério da Agricultura informou a CAP que não existem atualmente galinhas alojadas em gaiolas não melhoradas, pelo que “Portugal se encontra em total cumprimentos com o disposto no nº 3, do artigo 5º, do Decreto-lei nº 72-F/2003”.

Continuar...

Portugal no 150º aniversário do livro genealógico Aberdeen-Angus

A Federação Agrícola dos Açores integrou a Delegação Portuguesa que se associou às comemorações do 150º aniversário da publicação do primeiro volume do registo genealógico da raça bovina Aberdeen-Angus, que aconteceu de 4 a 8 de Outubro na Escócia.

Continuar...

Bem-estar animal: Comissão adota nova estratégia

A Comissão Europeia adotou uma nova estratégia quadrienal (2012-2015) que visa melhorar o bem-estar animal na União Europeia. A nova estratégia foi divulgada sob a forma de uma Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho e ao Comité Económico e Social Europeu.

Continuar...

Matadouros: resíduos geram bioplástico

Um grupo de investigadores europeus está a desenvolver um processo de produção de plásticos biodegradáveis a partir dos resíduos dos matadouros. Os investigadores do projeto ANIMPOL procuram utilizar os lípidos – moléculas polímeros longas, ricas em carbono, presentes nos resíduos animais – para produzir bioplástico.

Continuar...

CAP realiza seminário sobre alimentação animal

A CAP realizou no dia 5 de Dezembro, no auditório da sua sede, em Lisboa, um debate sobre “Boas Práticas de Alimentação Animal na Exploração Pecuária”, na sequência da aprovação do documento da CAP “Boas Práticas na Exploração Pecuária” como Guia Nacional, por parte da Direcção-Geral de Veterinária.

Continuar...

Bem-estar animal: Comissão quer gaiolas melhoradas

A Comissão Europeia voltou a instar os Estados-Membros a aplicarem a proibição das gaiolas não melhoradas para galinhas poedeiras, que entra em vigor em 1 de Janeiro de 2012, e avisou de que irá adoptar medidas contra aqueles que não cumprirem a legislação aplicável na União Europeia (UE).

Continuar...