Segunda-Feira, 20 Novembro 2017

CAP.PT: NOTÍCIAS » Floresta

Floresta e Política Florestal

Workshop em Grândola Sobre Gestão AgroFlorestal

Realiza-se no próximo dia 23 de novembro, em Grândola, o workshop "O Papel da Gestão Agroflorestal na Prevenção e Recuperação Pós-Fogo em Montados”.

Continuar...

Workshop "Fatores Críticos na Rentabilidade do Pinheiro Bravo"

A UNAC, União da Floresta Mediterrânica, realizou no dia 19 de junho, em Castelo Branco, no CEI, Centro de Empresas Inovadoras, o workshop "fatores críticos na rentabilidade do pinheiro bravo". Enquadrado num ciclo de transferência de conhecimento "+ Conhecimento/ha", que visa a partilha de inovação e a incorporação de práticas de gestão mais adequadas, este evento abordou a silvicultura do pinheiro bravo, sensibilizando os produtores florestais para alguns fatores críticos essenciais à sua rentabilidade, promovendo esta importante espécie florestal no âmbito do desenvolvimento territorial das regiões rurais.

Continuar...

Seminário da Fileira da Cortiça

Realizou-se no dia 7 de abril, em Ponte de Sor, o "Seminário Anual da Fileira da Cortiça”. Promovido pela UNAC - União da Floresta Mediterrânica, o evento pretende analisar e debater as dinâmicas da campanha de cortiça de 2016, os preços da comercialização, os mercados e as suas tendências.

Continuar...

CAP apresenta posição sobre a “reforma da floresta”

A CAP apresentou no dia 21 de março, Dia da Floresta, uma posição divergente em relação às medidas constantes no “Pacote Florestal”, um conjunto de diplomas que deverão constituir as bases de uma reforma estrutural na floresta portuguesa, a aprovar no Conselhos de Ministros deste mesmo dia.

Continuar...

Prémio Floresta e Sustentabilidade

Os vencedores do Prémio Floresta e Sustentabilidade serão conhecidos a 24 de março de 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A cerimónia de entrega de prémios incluirá um debate sobre “Indústria florestal portuguesa: motor de desenvolvimento da economia nacional”, no qual participam os gestores de topo das indústrias de base florestal de maior sucesso em Portugal.

Continuar...

Centro Pinus Promove Prémio de Jornalismo Florestal

O Centro Pinus promove entre 1 de março e 30 de abril a 3ª edição do Prémio Centro Pinus de Jornalismo Florestal, com o valor monetário de cinco mil euros. Podem candidatar-se obras publicadas de 1 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2016.

Continuar...

Seminário sobre a floresta em Monsanto

Realizou-se no dia 14 de fevereiro, no Centro de Interpretação de Monsanto, em Lisboa, o seminário “a reforma da floresta: necessidades e oportunidades”, organizado pela unac – união da floresta mediterrânica. Cerca de 140 participantes abordaram as propostas legislativas que constam da Reforma da Floresta e que visam, de acordo com o Governo, “responder aos grandes desafios da floresta portuguesa”.

Continuar...

CAP Promove Workshop sobre Silvicultura

A CAP promoveu no dia 15 de novembro um workshop sobre "a importância da silvicultura na sanidade dos povoamentos de eucalipto”.

Continuar...

Agropine 2016 Debate o Pinheiro Manso

Realizou-se no dia 18 de maio o Agropine 2016, 2nd International Meeting on Mediterranean Stone Pine for Agroforestry. Este é o único encontro científico internacional dedicado em exclusivo ao pinheiro manso (Pinus pinea), uma das espécies florestais mais interessantes, assumindo um papel preponderante na economia das explorações agroflorestais mediterrânicas, sendo uma das fileiras emergentes mais relevantes do sector produtivo primário.

Continuar...