Quarta-Feira, 26 Julho 2017

CAP.PT: NOTÍCIAS » Eventos » CAP Promove Dia Nacional da Agricultura na Escola

CAP Promove Dia Nacional da Agricultura na Escola

Decorreu no dia 19 de maio, em cerca de duas centenas de escolas do ensino básico e secundário, a primeira edição do Dia Nacional da Agricultura na Escola, dedicado à temática da dieta mediterrânica e correspondendo ao tipo de produção que carateriza a agricultura portuguesa. Trata-se de uma iniciativa da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e do Fórum Estudante, desenvolvida com a colaboração da Direção-Geral de Educação e do Instituto Politécnico de Bragança.

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, o Presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, e Rui Marques, Administrador do Fórum Estudante, marcaram presença na Escola Básica e Secundária Passos Manuel, em Lisboa, cerca das 11:00 horas, como forma de participar na iniciativa e contribuir para os objetivos deste dia.
 
Esta ação visou sensibilizar os jovens portugueses para a importância estratégica da agricultura, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável no nosso país, procurando aproximar do setor agrícola os jovens portugueses dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de escolaridade e do ensino secundário. Neste dia, por todo o país, as escolas participantes desenvolveram um conjunto de atividades de divulgação e promoção da agricultura junto dos seus alunos.
 
O Dia Nacional Agricultura na Escola insere-se no Redescobrir a Terra, um programa conjunto da CAP e do Fórum Estudante que tem como objetivo levar os portugueses, nomeadamente através das suas camadas mais jovens, a revalorizar a terra, a agricultura, o mundo rural, o ambiente e o desenvolvimento sustentável. Pretende-se com este programa que os jovens desenvolvam uma consciência cívica relativamente à relevância deste setor e venham a valorizá-lo e a apoiá-lo ao longo da sua vida.
 
Desta forma, disponibilizou-se aos jovens informação adequada sobre a modernidade e as potencialidades do setor, bem como acerca do atual estado de desenvolvimento da agricultura portuguesa, promovendo o espírito empreendedor dos estudantes relativamente a esta área de atividade. No âmbito desta iniciativa, a CAP mobilizou as suas estruturas nacional e regional, nomeadamente através dos seus técnicos e representantes associativos, para marcar presença nas escolas participantes e transmitir aos jovens estudantes uma visão atual sobre o setor agrícola português.
 
Trata-se de uma realidade que para a CAP é substancialmente diferente do que era há poucas décadas atrás – constituindo-se como um setor que atualmente exige capacidade técnica e inovação, bem como uma relação próxima com a tecnologia o que, não estando ainda presente na consciência de todos os portugueses, pretende-se que seja desde já conhecido por parte dos mais jovens.



PROGRAMA ESCOLA PASSOS MANUEL







FOLHETO INFORMATIVO

G
uião Professores Técnicos