Quarta-Feira, 24 Maio 2017

CAP.PT: NOTÍCIAS » Estatísticas

Estatísticas

Produção de azeitona próxima de máximos históricos

As previsões agrícolas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 17 de fevereiro, relativamente ao final do mês de Janeiro, “apontam para uma produção de azeitona para azeite de 765 mil toneladas, o terceiro maior registo dos últimos 75 anos”. De acordo com a informação do INE, contribuíram para estes resultados os “novos olivais intensivos, instalados principalmente no sul do país que, em virtude de serem regados, puderam superar a falta de precipitação registada ao longo do ciclo cultural”.

Continuar...

INE divulga previsões agrícolas

As previsões agrícolas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no dia 18 de fevereiro, relativamente à situação verificada no dia 31 de janeiro, apontam para uma manutenção da área de cereais de inverno face à campanha anterior, com as sementeiras a decorrerem sem incidentes e o tempo frio a promover o enraizamento e o afilhamento.

Continuar...

INE apresenta previsões agrícolas

As previsões agrícolas divulgadas hoje pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, apontam para um aumento das áreas de tomate para a indústria (+20%) e de batata de regadio (+5%) e para decréscimos no milho (-10%), arroz (-5%) e girassol (-10%).

Continuar...

INE estima mais rendimento da atividade agrícola

De acordo com a primeira estimativa das Contas Económicas da Agricultura (CEA) para 2013, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Rendimento da atividade agrícola em Portugal “por unidade de trabalho, deverá aumentar 4,5%, em termos reais, relativamente a 2012”. A evolução nominal do VAB (+9,6%) terá sido “determinante na evolução deste indicador, atenuando o impacto do decréscimo previsto dos outros subsídios à produção (-11,4%)”. 

Continuar...

INE aponta para boas perspetivas no olival e no milho

As previsões agrícolas divulgadas pelo INE no dia 20 de novembro apontam para um aumento considerável do rendimento unitário dos olivais para azeite (+40%) e para azeitona de mesa (+25%), face ao ano anterior. Também no milho as perspetivas são animadoras, prevendo-se uma campanha muito produtiva, que deverá ultrapassar as 900 mil toneladas, o que já não ocorria desde 2001. Nos pomares de maçã e pera preveem-se aumentos de produção (+30% e +75%, respetivamente), tal como nos sotos de castanheiros (+20%), bastante beneficiados com a precipitação de setembro.

Continuar...

INE apresentou previsões agrícolas em agosto

As previsões agrícolas divulgadas pelo INE – Instituto Nacional de Estatística em agosto apontam para um desenvolvimento vegetativo normal para a época das culturas de primavera/verão, não se prevendo variações significativas de produtividade. Pelo terceiro ano consecutivo prevê-se um aumento da superfície de milho de regadio, confirmando-se assim, a tendência para o investimento nesta cultura, a qual revela um setor progressivamente mais dinâmico e competitivo.
 

Continuar...

INE divulga estatísticas agrícolas anuais

O INE – Instituto Nacional de Estatística divulgou as suas estatísticas agrícolas do ano anterior. De acordo com estes dados, o inverno mais seco dos últimos 80 anos condicionou a produção de cereais de outono/inverno em 2012, que se fixou abaixo das 150 mil toneladas, o menor valor das últimas três décadas. Em 2012 a produção de milho para grão alcançou as 849 mil toneladas (+4,7% face a 2011). A produtividade record (93,5 toneladas por hectare) alcançada em 2012 no tomate para a indústria compensou a redução da área plantada (-9,5% face a 2011), o que permitiu atingir uma produção de 1,299 milhões de toneladas.

Continuar...

INE divulga contas económicas da agricultura

O INE – Instituto Nacional de Estatística divulgou a primeira estimativa das suas “contas económicas da agricultura 2012”. De acordo com a primeira estimativa das Contas Económicas da Agricultura (CEA), o Rendimento da Atividade Agrícola, em termos reais, por unidade de trabalho ano (UTA), regista um aumento face a 2011 (+9,3%). Segundo o documento, “o rendimento dos fatores deverá observar um acréscimo nominal (+8,0%), evolução determinada pelo aumento previsto para os outros subsídios à produção (+23,6%), uma vez que se estima um decréscimo nominal ligeiro (-0,3%) do Valor Acrescentado Bruto (VAB)”.

Continuar...

INE divulga previsões agrícolas

O INE – Instituto Nacional de Estatística emitiu no dia 20 de Novembro as suas previsões agrícolas relativas ao final de Outubro. Os dados do INE “apontam para mais uma boa campanha no milho, perspetivando-se que ultrapasse, pelo segundo ano consecutivo, as 800 mil toneladas”. O Instituto considera que “de igual modo, a campanha do tomate revelou-se muito produtiva, com os rendimentos unitários a atingirem valores record de 93 toneladas por hectare”.

Continuar...