Sexta-Feira, 23 Fevereiro 2018

CAP.PT: NOTÍCIAS » Cereais » Colóquio do Milho na Póvoa do Varzim

Colóquio do Milho na Póvoa do Varzim

O 9º Colóquio Nacional do Milho reúne, a 7 e 8 de fevereiro, na Póvoa do Varzim, mais de 450 especialistas nacionais e internacionais para um debate alargado sobre a situação atual e as perspetivas do mercado do leite. Durante o evento, organizado pela Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis), será apresentada a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais.

Sendo o milho a base da dieta alimentar das vacas leiteiras, pretende-se desta forma apresentar uma reflexão sobre as estratégias necessárias para que o mercado dos laticínios alcance um equilíbrio de longo prazo. Participam no debate especialistas nacionais e internacionais, em representação da produção e da distribuição de leite e responsáveis pelas políticas públicas do setor. No Colóquio serão abordados os desafios técnicos da produção de milho silagem na perspetiva do aumento da rentabilidade das explorações leiteiras e da melhoria da qualidade do leite, intimamente relacionada com a qualidade do milho.
 
O Colóquio servirá como rampa de lançamento da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, um documento de orientação que a fileira dos cereais propõe para os próximos 5 anos, numa ótica do necessário aumento do grau de autoaprovisionamento em cereais, que ronda atualmente os 30%, sendo um dos mais baixos da União Europeia.
 
 
Programa