Domingo, 23 Abril 2017

CAP.PT: NOTÍCIAS » Cereais

Cereais

Produtores de Cereais Solidários Com Vítimas dos Incêndios na Madeira

A Anpoc – Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas, e os seus associados, decidiram disponibilizar 18 toneladas de palha à Região Autónoma da Madeira, numa ação de solidariedade que visa apoiar os produtores pecuários madeirenses afetados pelos incêndios que se verificaram esta semana naquele território.

Continuar...

Produção mundial de cereais em crescimento

A mais recente estimativa do Conselho Internacional de Cereais para a campanha 2012/2013 aponta para um incremento da produção total de cereais (excluindo o arroz) em 4 milhões de toneladas, atingindo as 326 milhões de toneladas, com crescimentos tanto no trigo quanto no milho. O Conselho estima que a produção mundial de trigo em 2013/2013 cresça 4%, um aumento que deverá ser absorvido pelo aumento da procura a nível mundial.
 

Continuar...

Congresso do Milho 2013

A Anpromis, Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, realizou nos dias 30 e 31 de Janeiro o IX Congresso Nacional do Milho 2013.

Continuar...

Cereais: Copa emite previsão sobre produção europeia

A organização europeia de agricultores, Copa-Cogeca, lançou novas estimativas sobre a produção de cereais da União Europeia para o ano de 2012 – 2013 e considera que a produção deverá cair ligeiramente, na ordem de 1,4%, em comparação ao ano passado, apesar de um ligeiro aumento na área. Tendo em conta as condições climáticas severas que se verificaram recentemente, os agricultores tiveram de voltar a semear mais de 1,5 milhões de hectares, mas foram condicionados pela falta de sementes comercializadas.


Continuar...

INE confirma quebra nos cereais

As previsões agrícolas emitidas pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, em maio de 2012, confirmam as perspetivas de má campanha dos cereais de Outono/inverno e apontam para quebras de produtividade superiores a 30%. De acordo com a informação do INE, “a ocorrência de precipitação revelou-se tardia, não sendo já possível reverter a tendência de quebra de produção. Na cereja, cultura extremamente sensível às condições climatéricas, também se anteveem quebras de rendimento unitário face à campanha anterior. Quanto às culturas de primavera/verão, o Instituto destaca “a redução significativa da área de tomate para a indústria (-15%), reflexo ainda da fraca campanha de 2011”.

Continuar...

Rússia recupera em cereais e leguminosas

As expectativas para a colheita de cereais e de leguminosas na Rússia apontam para a cifra das 85 milhões de toneladas em 2012, de acordo com dados divulgados pelo ministério da agricultura daquele país. Esta previsão é considerada como positiva, ainda que seja inferior à colheita que se verificou no ano passado e que atingiu 94 milhões de toneladas.

Continuar...

Previsão de produção mundial de cereais sobe em Setembro

O Conselho Internacional dos Cereais (CIC) prevê uma produção mundial de cereais 2 milhões de toneladas acima das previsões que publicou há um mês. Para este aumento contribui a melhoria dos resultados de colheita na Rússia, Ucrânia e Austrália. Por outro lado, o decréscimo da produção de trigo nos Estados Unidos foi compensado por uma maior produção no Canadá.

Continuar...

Rússia volta à exportação de cereais

A Rússia pretende recuperar a sua quota no mercado externo de cereais, perdida ao longo dos últimos meses como resultado do embargo imposto à exportação em Agosto do ano passado. A medida foi assumida pelo governo russo na sequência da seca que se verificou naquele país.

Continuar...

INE prevê campanha cerealífera pouco animadora

A previsão agrícola divulgada pelo INE – Instituto Nacional de Estatística no final de Junho considera que “as perspectivas para a campanha cerealífera de Outono/Inverno continuam a ser pouco animadoras, prevendo-se uma quebra generalizada nas produtividades”. Ainda assim, a informação do INE aponta para “aumentos das áreas de milho e girassol e para a manutenção das superfícies de arroz, de tomate para indústria e de batata, apesar dos atrasos verificados nas sementeiras de Primavera”.

Continuar...