Quarta-Feira, 26 Julho 2017

CAP.PT: NOTÍCIAS » Associativismo » Seminários CAP na Feira da Agricultura

Seminários CAP na Feira da Agricultura

A 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo decorreu em Santarém, entre os dias 10 e 18 de junho de 2017, e teve como tema “Cereais de Portugal”. A CAP promoveu ao longo do certame um conjunto de seminário dedicados a uma série de temáticas relativas à agricultura nacional e internacional.



Agricultura Mediterrânica na PAC Pós 2020
Conferência Internacional CAP
12 junho Auditório 10H00 – 13H30

A produção agrícola varia consideravelmente em toda a região mediterrânica, na qual nos inserimos. Nesta zona do globo, a diversidade é um denominador comum, contribuindo para o crescimento e a criação de emprego, prioridade política fundamental na União Europeia. Os principais setores de produção mediterrânicos requerem uma mão-de-obra intensiva como, por exemplo, o setor das frutas e hortícolas, o qual emprega mais de 20% da mão-de-obra agrícola total.
 
A agricultura mediterrânica tem algumas características especiais que devem ser tidas em conta no âmbito de um debate mais amplo sobre a futura PAC:

A sua grande contribuição para a força de trabalho;
  • Um setor agroalimentar que gere um valor acrescentado significativo (20% do valor acrescentado), e a grande diversidade de produtos – a região possui a maioria das indicações geográficas da UE;
  • A sua grande contribuição para o sequestro de carbono, captura e armazenamento de nitrogénio;
  •  A sua forte contribuição para as exportações internacionais de produtos agroalimentares da União Europeia.
Esta conferência internacional vai debater a importância dos países do sul da Europa na nova PAC, e conta com intervenções dos presidentes das principais organizações de agricultores desta região, assim como da organização de cúpula da agricultura Europeia, o Copa. O evento conta ainda com a contribuição da Comissão Europeia sobre o futuro da PAC, e inclui um debate sobre a proibição de alguns produtos fitofarmacêuticos e o seu impacto nas culturas do sul da Europa.

PROGRAMA

Common Agricultural Policy- Flavio Coturni- Comissão Europeia 

Low Yield Legislation- ECPA 

 


 

Balanço da Campanha 2017
Seminário CAP
12 junho Sala Ribatejo 15H00 – 17H45

A iniciativa pretende efetuar um balanço da campanha de 2017, abordando as questões mais relevantes deste período de candidatura às ajudas comunitárias (pedido único 2017).

No sentido de perspetivar ajustamentos futuros, a CAP espera ainda recolher contributos por parte dos agricultores e suas organizações, incentivando a sua participação.

PROGRAMA

 


  
 

A Importância dos Pagamentos Ligados na PAC
Seminário CAP
13 junho Sala Scalabis 09H30 – 13H15

A iniciativa pretende promover o debate sobre a importância dos pagamentos ligados na agricultura de alguns países europeus e perspetivar o futuro neste domínio. Além do debate alargado com os membros das organizações europeias, haverá a oportunidade de ouvir as prioridades do governo português sobre esta temática, assim como as perspetivas da comissão europeia para o futuro da PAC.
 
Os pagamentos ligados só poderão ser concedidos como um incentivo para manter os níveis desejáveis de produção nas regiões e têm a forma de pagamentos anuais, dentro de certos limites quantitativos, com base em área, rendimento ou número de animais. Assim, a sua implementação deve-se:

À necessidade de manter um determinado nível de produção, devido à falta de alternativas, e de reduzir o risco de abandono da produção, para além da sua função social e ambiental;
  • À necessidade de assegurar um fornecimento estável para a indústria local, evitando as consequências negativas de uma reestruturação económica e social;
  • À necessidade de compensar as desvantagens efetivas que afetam os agricultores de um setor específico.

 
PROGRAMA

 The Importance of Coupled Payments for the Farmers- Elli Tsiforou- GAIA Greece

 Os Pagamentos Ligados na Agricultura Italiana-  Paolo di Stefano- Itália

Aplicação dos Pagamentos Ligados na PAC- Pedro Gallardo

Voluntary coupled Support in The New CAP- Pierre Bascou
  

 

Contabilidade e Gestão na Atividade Agrícola
Seminário CAP / OCC
14 junho Auditório 09H30 – 13H00

A CAP e a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) voltam a unir esforços para uma manhã de debate, na qual se vão interligar matérias relacionadas com a contabilidade, a fiscalidade e a agricultura. O programa e as inscrições, gratuitas quer para membros da OCC quer para o público em geral, estão disponíveis no website da OCC. Os membros da OCC que participarem terão direito a 6 créditos para efeitos do controlo de qualidade.
 

PROGRAMA
 
Subsídio Apoios Entidades Publicas - Ana Isabel Morais

Subsídio Apoios Entidades Publicas - Alexandra Vilela


Subsídio Apoios Entidades Publicas - Paula Franco


Subsídio Apoios Entidades Publicas - Ana Carrilho e Nuno Morujo  
 



 

Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas
Exigências de Reconhecimento e Acesso ao Mercado
Seminário CAP
14 junho Estúdio 10H00 – 13H45

Após dois anos de aplicação da legislação nacional sobre o reconhecimento das organizações de produtores em geral e do setor de frutas e produtos hortícolas em particular, a CAP perspetiva o futuro destas estruturas face ao enquadramento legislativo existente em Portugal. Sendo as organizações de produtores a pedra basilar de todo este setor na União Europeia, torna-se imprescindível efetuar a ligação entre a lógica de estruturação do mesmo e o acesso ao mercado.
 
As dificuldades com que os operadores se defrontam e as suas aspirações a curto e médio prazos, tendo em vista simplificar e melhorar a legislação em vigor, bem como tornar mais abrangente o acesso à constituição de organizações de produtores, são aspetos fundamentais que levaram a Confederação a promover este seminário.
 

PROGRAMA
 
Exigências de Reconhecimento e Acesso ao Mercado - Exotic Fruits

Legislação VS Acesso ao Mercado - A experiência da Consulai

OP - Questões a ter em conta no futuro

Operacionalização do Processo de Reconhecimento - IFAP

Reconhecimento - Organização de Produtores - DRAPLVT

 
 
 

  

Novos Desafios Para a Produção Animal
Biossegurança e Resistência Antimicrobiana
Seminário CAP
14 junho Sala Tejo 10H15 – 13H45

A produção animal enfrenta atualmente um conjunto de desafios que poderão criar obstáculos e dificuldades impeditivas da sua própria sobrevivência. Uma das questões relaciona-se com a utilização de antibióticos e a problemática das antibiorresistências.
 
Os antibióticos foram uma opção verdadeiramente inovadora na terapêutica, contribuindo largamente para a diminuição das taxas de morbilidade e mortalidade. Os medicamentos veterinários desempenham, assim, um papel importante no controlo de doenças e bem-estar animal podendo, no entanto, causar danos se não forem usados corretamente.
 
Sendo a prevenção a melhor política, cada vez mais as explorações pecuárias, intensivas e extensivas, deverão implementar medidas de biossegurança e trabalhar em conjunto com os médicos veterinários, identificando as melhores formas de prevenir ou tratar a doença nos seus animais.
 
A CAP aborda neste evento, com a colaboração de uma série de especialistas e criadores, a análise e quantificação do uso de antibióticos, na saúde animal e humana, assim como a aplicação de medidas de biossegurança nas explorações pecuárias. Haverá ainda o testemunho da DGAV, nomeadamente em relação ao seu papel no Plano Nacional para a Redução do Uso de Antibióticos (PANRUAA).
 

PROGRAMA
 
 

 


 

Inovação Tecnológica na Agricultura
6º Seminário dos Jovens Agricultores
14 junho Sala Ribatejo 10H00 – 13H15

A iniciativa cumpre o seu sexto ano consecutivo de promoção das temáticas ligadas aos jovens agricultores, e vai distinguir os melhores projetos de 2017. À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, o vencedor representará Portugal no Concurso Europeu em Bruxelas, a realizar em 2018.
 
A agricultura do futuro vai ser o tema central do seminário deste ano. Sendo o uso de novas tecnologias cada vez mais comum na Europa e no Mundo, vamos ter oportunidade de ouvir alguns peritos na aplicação de novas tecnologias na agricultura, desde académicos, representantes dos agricultores Europeus, e empresas que investem diariamente no aperfeiçoamento destas tecnologias. Durante a apresentação, haverá a oportunidade de verificar o exemplo de uma aplicação prática de tecnologia digital.
 
No decurso do seminário, para além de assistir à atribuição do prémio ao melhor projeto de jovem agricultor 2017, será possível ouvir as perspetivas da Comissão Europeia para os jovens agricultores, por parte de João Silva, da DG Agricultura.
 

PROGRAMA
 
Agricultura 4.0- Transformação Digital da Empresa Agrícola- Miguel de Castro Neto

Prémio Jovem Agricultor 2017

Comissão Europeia- João Silva

Agriculture An Old Profession... But It's Not An Old Fashioned!- CopaCogeca


 
 

Consequências do “Brexit” no Orçamento da União Europeia
Seminário CAP
16 junho Estúdio 15H15 – 18H15

'Brexit' é a designação adotada para o processo de saída do Reino Unido, da União Europeia. No dia 23 de junho os britânicos votaram para sair da União, o que constitui uma situação inédita na comunidade. A saída britânica é interpretada como um duro golpe ao projeto europeu, sendo que as suas reais consequências não podem ainda ser integralmente conhecidas, até porque o processo de saída só foi iniciado em abril por parte do Reino Unido com o envio da notificação à União Europeia.
 
O objectivo desta conferência é precisamente o de abordar o impacto da saída do Reino Unido, da União Europeia, com oradores ingleses e responsáveis pela implementação de políticas comunitárias.
 
A CAP partilha a organização deste evento com o Comité Económico e Social Europeu, e conta com a presença de conselheiros e do vice-presidente, Gonçalo Lobo Xavier. O seminário conta também com a presença de um representante do parlamento europeu, o eurodeputado Nuno Melo, e da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques.
 

PROGRAMA
 
British Agriculture Bureau and Brexit-  Richard Potts

Impacto do Brexit na PAC- Luis Mira 


 
  

Posicionamento dos Agricultores na Cadeia Alimentar
Seminário CAP
16 junho Sala Scalabis 10H00 – 13H15

A melhoria do posicionamento dos agricultores na cadeia alimentar é uma das prioridades assumidas por parte do Comissário Europeu, Phil Hogan, assim como da própria revisão da Política Agrícola Comum.
 
Neste caso, o aumento do poder negocial e do rendimento dos agricultores constitui-se como aspeto fundamental deste processo, pelo que a CAP, em conjunto com a eurodeputada do PPE, Sofia Ribeiro, promove o debate sobre esta matéria entre agricultores, eurodeputados de vários países, como Espanha, Irlanda, e Portugal, nomeadamente com Nuno Melo e Ricardo Serrão Santos, o gabinete do comissário Phil Hogan e representantes da administração pública portuguesa.
 

PROGRAMA
 
A Experiência Portuguesa - PARCA- David Gouveia

Video Message- Phil Hogan


 

 

Acção de Sensibilização sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho com Tractores e outras Máquinas Agrícolas
Evento CAP
16 junho Recinto da Feira 16H00

Esta acção realiza-se no âmbito da campanha ibérica de prevenção de acidentes de trabalho em colaboração com a Autoridade para as Condições e Trabalho.
 

PROGRAMA