Sábado, 20 Janeiro 2018

CAP.PT: NOTÍCIAS » Ambiente e Água

Ambiente e Recursos Hídricos

Smart Farm Distinguida nos Green Projet Awards

A Smart Farm foi distinguida com Menção Honrosa, na categoria ‘agricultura’, no decorrer da edição de 2017 dos Green Project Awards. A primeira quinta inteligente em território nacional, projeto da Anipla desenvolvido em parceria com a Companhia das Lezírias, integrou os finalistas ao prémio e subiu ao palco para receber a menção honrosa, vendo assim reconhecido o seu papel pioneiro a nível nacional para as áreas da inovação técnica e científica no contexto da produção agrícola sustentável.

Continuar...

Workshop Sobre Gestão de Resíduos

Realizou-se no dia 14 de novembro, na CAP, em Lisboa, o workshop “Gestão e Transporte de Resíduos no Setor Agrícola”. Como deve ser feita a gestão e transporte dos resíduos agrícolas, quais são as obrigações legais e como cumpri-las, são algumas das questões abordadas no evento que contou com a participação da Agência Portuguesa do Ambiente.

Continuar...

Proteção da Água: TOOPS Promove Inquérito

Está a ser promovido, no âmbito do projeto europeu TOPPS – “protecção da água para reduzir o risco de perdas de produtos fitofarmacêuticos para as águas superficiais” – até ao próximo dia 28 de fevereiro, um inquérito com o objectivo de sensibilizar os técnicos e os agricultores para as boas práticas na utilização dos produtos fitofarmacêuticos, no sentido da redução da poluição potencial da água.

Continuar...

Planos de Gestão da Região Hidrográfica – Seminário CAP

Realizou-se no dia 2 de Fevereiro, no Auditório da CAP, uma sessão sobre os Planos de Gestão da Região Hidrográfica (PGRH) dedicada ao sector agrícola. Foi apresentado o Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste e estiveram presentes os representantes das ARH do Alentejo e do Centro.

Continuar...

CAP Promove Seminário Sobre Alterações Climáticas

A CAP promoveu no dia 26 de janeiro, em Lisboa, um seminário sobre “alterações climáticas e agricultura”, com o objectivo de esclarecer, analisar e apontar soluções para o futuro da Agricultura nacional a propósito desta temática.
 

Continuar...

UTAD estuda controlo de pragas e insetos pelos morcegos

O Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a desenvolver vários estudos que procuram aprofundar o conhecimento sobre a ecologia dos morcegos e contribuir para a preservação destas misteriosas espécies. Os morcegos prestam um serviço de ecossistema relevante para muitas atividades humanas, como a agrícola, ao controlarem significativamente inúmeras pragas de insetos prejudiciais à agricultura e à saúde pública.

Continuar...

Gestão Hidrográfica debatida em Vila Real

A CAP promoveu, em colaboração da Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica Norte (ARH Norte), no dia 14 de outubro, no Auditório das Ciências Florestais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, uma sessão de apresentação das versões provisórias dos Planos de Gestão de Região Hidrográfica (PGRH) respeitantes às bacias dos rios Douro, Minho e Lima.

Continuar...

Seminário em Beja sobre alterações climáticas

Realizou-se no dia 19 de março, em Beja, o seminário “alterações climáticas e seus impactos na agricultura – riscos e prevenção”. A iniciativa foi promovida pelo Grupo Editorial Vida Económica, tendo em conta que "as alterações climáticas representam, atualmente, um cojunto de fenómenos que afeta todas a humanidade e que terá, no futuro, um impacto crescente em toda a atividade humana".

Continuar...

Instituto da Qualidade Promove Seminário Sobre a Água

Realizou-se no dia 4 de março o seminário Políticas Económicas da Água, uma organização do Instituto Português da Qualidade no sentido de promover o reconhecimento da “ligação do setor da água à economia nacional e ao crescimento verde”, assim como de “entender como os diferentes instrumentos de política pública afetam o uso da água em diferentes setores da economia”.

Continuar...