Quarta-Feira, 26 Julho 2017

CAP.PT: NOTÍCIAS » Agricultura

Agricultura

Protocolo FNAP Dinamiza Posto Apícola

A Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) assinam no dia 13 de julho um protocolo de colaboração técnico-científica para revitalização do Posto Apícola, estrutura de investigação, experimentação, formação e divulgação em Apicultura, situada na Tapada da Ajuda, em Lisboa. O protocolo tem como objetivos: dinamizar estudos, atividades e projetos no espaço do Posto Apícola, que é propriedade do INIAV; aproximar o Posto da comunidade e dos operadores da fileira apícola, na ótica da promoção do intercâmbio e transmissão de conhecimentos, contribuindo para a afirmação da sua relevância no setor apícola nacional.

Continuar...

Acordo CAP: Pingo Doce renova pagamento a 10 dias

O Pingo Doce vai prolongar por mais 12 meses a medida extraordinária de apoio aos produtores nacionais do sector agrícola com quem trabalha e que são membros da Confederação dos Agricultores de Portugal.

Continuar...

"Cereais" é o tema da 54ª Feira Nacional de Agricultura

A 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo decorre em Santarém, entre os dias 10 e 18 de junho de 2017, e tem como tema “Cereais de Portugal”. O palco da festa da Agricultura será, uma vez mais, o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, que irá receber, durante nove dias, a maior e mais antiga feira do setor agrícola.

Continuar...

Presidente da CAP no "Conversa Capital"



Entrevista Antena 1
"Uma Conversa Capital"
Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da CAP, foi o convidado de Rosário Lira e Celso Filipe
14 maio, 2017

https://www.rtp.pt/play/p2054/entrevista-antena-1-economico

Galucho e Abolsamia divulgam barómetro do setor agrícola

A Galucho, empresa portuguesa produtora de equipamento agrícola, e a abolsamia, revista especializada no setor agrícola, desenvolvera em conjunto um barómetro para a agricultura – “um estudo que auxilia a compreender, de uma forma mais clara, qual o sentimento para com o setor agrícola junto dos indivíduos impactados por este mesmo setor, nomeadamente agricultores, comerciantes, prestadores de serviços, fabricantes, professores e investigadores, membro de cooperativas e outros”. Para o efeito, foi utilizada a base de dados da revista abolsamia, composta por mais de 20 mil contactos.

Continuar...

CAP Promove 5º Concurso Nacional de Jovens Agricultores

A CAP promove até ao próximo dia 29 de maio a participação no 5º Concurso Nacional de Jovens Agricultores. A iniciativa pretende dar a conhecer ao público em geral o trabalho dos agricultores mais jovens nas zonas rurais e conta com o patrocínio da Bayer e da Consulai.

Continuar...

Mirandela Debate Fileira do Olival e do Azeite

Realizou-se no dia 26 de janeiro, às 15:00 horas, no Centro Cultural Municipal de Mirandela, a “sessão temática Fileira do Olival e Azeite”. A iniciativa abordou os “desafios para o olival tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro” e a “organização da produção do setor oleícola” e inseriu-se no âmbito do XII Festival de Sabores do Azeite Novo, que decorreu entre os dias 14 e 29 de janeiro, naquela localidade.

CAP Promoveu 3º Roteiro “Visão 2020”

A CAP realizou no dia 29 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, o 3º Roteiro Visão 2020 Para a Agricultura Portuguesa, sobre a temática “Crescimento e Desenvolvimento Económico”, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
 
A “visão 2020” propõe o “cenário ambicionado para o setor agrícola e florestal a médio e longo prazos”, e apela à participação e ao envolvimento de todo o tecido setorial agrícola para que o cenário seja concretizado.
 
A iniciativa encerrou o ciclo de conferências “Roteiros Visão 2020 para a Agricultura Portuguesa”, com base no documento “Visão 2020”, apresentado em 2015 no VII Congresso da CAP. O primeiro Roteiro, realizado em maio, abordou a “intensificação sustentável e eficiência na utilização dos recursos da agricultura portuguesa”, e o segundo evento, concretizado em setembro, teve como tema central a “competitividade da agricultura portuguesa”. Em 2017 deverão ser apresentadas as conclusões deste ciclo de roteiros.
 
 
PROGRAMA



A
PRESENTAÇÕES:


Francisco Avillez


José Manuel Lima Santos


Pedro Bráz Teixeira