Quarta-Feira, 26 Abril 2017

CAP.PT: IMPRENSA » Comunicados Imprensa

Comunicados de Imprensa

Confederações Patronais Contra Aumento da Tributação de Imóveis

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Confederação do Turismo Português (CTP) decidiram manifestar ao governo um posição conjunta contra o eventual agravamento da carga fiscal sobre os imóveis urbanos e rústicos, na sequência de notícias divulgadas recentemente pela comunicação social.

Continuar...

FAO e Comissários Europeus na Conferência Internacional da CAP

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) promove no próximo dia 9 de junho, no Centro de Exposições, em Santarém, a Conferência Internacional “Os Grandes Desafios Para a Inovação na Agricultura”, com a participação da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Continuar...

CAP leva produtores portugueses ao mercado russo

A CAP promoveu no início de fevereiro, em São Petersburgo, Rússia, no hotel "Grand Hotel Emerald", um evento de divulgação dos vinhos portugueses. A agenda do evento inclui uma Master Class e uma Prova de Vinhos das regiões vitivinícolas do Alentejo, Dão, Tejo, Douro, Lisboa, Península de Setúbal e Vinho Verde.

Continuar...

CAP Participa na Manifestação dos Agricultores Europeus

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) marcou presença na manifestação que se realizou no dia 7 de setembro, junto ao Conselho de Ministros da Agricultura, convocada pelo Copa-Cogeca – organização europeia de agricultores – a propósito da situação “drástica” verificada nos setores do leite, das frutas e hortícolas e das carnes de vaca e porco, na sequência do embargo comercial da Rússia aos produtos agrícolas europeus.

Continuar...

CAP Apoia Produtores de Caça No Mercado Internacional

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) promoveu a participação de um conjunto de empresas portuguesas ligadas ao setor da caça na Cinegética 2015, Feira Internacional de Caça e Pesca que se realizou em Madrid, entre os dias 19 e 22 de março, sob a designação ”Año de Portugal”.

Continuar...

CAP Premeia Inovação no Setor da Vinha e do Vinho

Realizou-se na sede da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, a cerimónia de entrega de prémios do 2º Concurso Universitário CAP – Cultiva o Teu Futuro – “Inovação no Setor da Vinha e do Vinho”, com a participação do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.
 
Um grupo do Instituto Politécnico de Viseu venceu o prémio de nove mil euros (destinado aos alunos concorrentes e aos respetivos professores orientadores), com um trabalho sobre “iogurtes enriquecidos com antioxidantes extraídos a partir dos compostos fenólicos do vinho”.
 
O júri do concurso, organizado pela CAP, foi composto por João Machado, Presidente da Confederação, Luís Pato, enólogo e produtor, Frederico Falcão, Presidente do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, Jorge Monteiro, Presidente da Viniportugal, e por Telmo Vieira, Partner da Premivalor Consulting, promotora da iniciativa.
 
O Secretário de Estado da Agricultura, que procedeu à entrega do prémio, considerou que o concurso representa um “sinal positivo de modernização do setor agrícola” e que a inovação patente nos projetos apresentados é “fundamental para o setor”.
 
Inscreveram-se 125 grupos, com trabalhos de áreas académicas diversas, num total de 388 alunos. O processo envolveu a eleição de 16 semifinalistas e 5 finalistas, dos quais resultou a escolha do projeto vencedor. O concurso tem como objetivo promover a criatividade e a inovação junto da população académica, premiando os melhores trabalhos de diversas áreas científicas aplicadas ao setor agrícola e, neste caso, ao setor da vinha e do vinho.
 
O concurso Universitário CAP | Cultiva o teu futuro destina-se a alunos que à data da candidatura frequentem uma Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado, ou Doutoramento cujos programas contemplem conteúdos de Agronomia, Ambiente, Design, Gestão, Economia, Gestão Industrial, Saúde, Marketing, entre outros, e que pretendam apresentar um projeto no âmbito do tema em vigor para cada edição do concurso. A 1ª edição, lançada no ano letivo 2011/2012, foi dedicada ao tema Inovação no setor do Azeite.



alt

CAP Lamenta Decisão da Comissão Europeia

A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal lamenta profundamente a decisão da Comissão Europeia ontem conhecida, no sentido de recuar na obrigatoriedade de todos os Estados-membros comercializarem azeite em embalagens invioláveis na restauração e hotelaria, à semelhança do que já acontece em Portugal e na Grécia.
 

Continuar...